12 maio, 2018

Papa aos jovens: construam pontes, não muros



O Santo Padre enviou uma video-mensagem aos jovens participantes Numa Vigília de oração mariana internacional, que se realizou na tarde de sábado no Santuário de São Gabriel, em Teramo, Itália, em preparação para o próximo Sínodo dos Bispos sobre os Jovens. 

Manoel Tavares - Cidade do Vaticano 

O Papa expressou a sua alegria em poder participar, pelo menos espiritualmente, nesta vigília de oração mariana. Por isso, não podendo estar presente pessoalmente, enviou-lhes uma video-mensagem, em que afirma: “A única fé e a oração comum dos fiéis em Cristo unem os cristãos do mundo inteiro”. 

Maria, jovem entre os jovens 

A seguir, Francisco partilhou com os jovens alguns pensamentos. O primeiro sobre Maria:

“É belo ver os jovens que rezam o Terço, expressão do seu carinho por Nossa Senhora. A sua mensagem é mais atual do que nunca! Maria é uma jovem entre os jovens, uma mulher dos nossos dias.”

A Virgem, disse o Papa, ainda era adolescente quando Deus a escolheu como corredentora da humanidade; ela permaneceu jovem como discípula do seu Filho, mas também ao seguir os seus passos, apesar da sua idade, no caminho da Cruz até ao calvário. 

Santidade 

“A santidade – afirmou Francisco – mantêm-nos jovens; é o elixir da juventude, do qual precisamos tanto! Este aspecto foi entendido muito bem por São Gabriel de Nossa Senhora das Dores, padroeiro dos estudantes, um santo jovem, apaixonado por Maria e pela oração do rosário”.

“A santidade – como o Santo Padre escreveu na sua Exortação Gaudete e exsultate – é o rosto mais lindo da Igreja e a transforma numa comunidade simpática”. Por isso, exortou:

“Não tenham medo de ser santos, sob o exemplo de Maria, de São Gabriel e de todos os Santos, que os precederam e lhes indicaram o caminho. Logo, o meu primeiro pensamento vai a Maria e o segundo aos jovens, de outras partes do mundo, coligados com esta Vigília de oração mariana”

Aqui Francisco recordou todos aqueles jovens reunidos em diversos santuários marianos, por exemplo do Panamá – séde do próxima Jornada Mundial da Juventude 2019, - como da Rússia, Irlanda, Taiwan, aos quais disse:

“Queridos jovens, unidos em oração, em lugares tão distantes! Vós sois uma profecia da paz e da reconciliação para toda a humanidade. Nunca me cansarei de repetir: “Não construam muros, mas pontes!” Unam as extremidades dos oceanos, que vos separam, com entusiasmo, determinação e amor. Ensinem aos adultos, de coração endurecido, a escolher o caminho do diálogo e da concórdia, por um mundo mais belo e digno do homem”. 

Sínodo dos Bispos 

Assim, Francisco passou ao seu terceiro pensamento: a iminente Assembleia do Sínodo dos Bispos, que será dedicada ao tema: “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.
Na preparação para este evento eclesial, o Papa recordou o que disse na reunião pré-sinodal, no último mês de março: “O perigo de falar dos jovens sem deixar os jovens falar!”

Francisco concluiu a sua vídeo-mensagem aos jovens reunidos no Santuário de São Gabriel, em Itália, e aos que estavam em sintonia em diversas partes do mundo, aos quais fez a sua exortação final:

“Queridos jovens, ao voltar para as vossas casas e paróquias, não se deixem calar! Claro, quem fala pode errar, também os jovens, mas todos somos humanos e pecamos por imprudência! Mas, não tenham medo de errar e de aprender com os vossos erros! Se alguém tentar tapar as vossas bocas, respondam que a Igreja e o mundo precisam dos jovens para se rejuvenescer”.

Enfim, Francisco aconselhou as jovens a manter-se sempre, ao seu lado, aliados imbatíveis como Jesus Cristo, eterno jovem; Maria, mulher jovem; São Gabriel e todos os Santos, que são o segredo perene da juventude da Igreja.

Ouça a reportagem com a voz do Papa Francisco

 VATICAN NEWS

Sem comentários:

Enviar um comentário