02 fevereiro, 2018

Papa: violência em nome de Deus difama a religião

 
Violência em nome de Deus difama a religião, afirma o Papa  (AFP or licensors)
 
 
Francisco conclamou aos líderes políticos e religiosos para combaterem a violência em nome de Deus.
 
Cidade do Vaticano 

A série de audiências do Papa Francisco nesta sexta-feira começou com cerca de 50 participantes da Conferência “Combater a violência praticada em nome da religião”.

No seu discurso, o Pontífice definiu como “significativo” um encontro do género entre responsáveis políticos e líderes religiosos. De modo especial, recordou suas palavras pronunciadas na viagem ao Egito, quando exortou a excluir toda absolutização que justifique formas de violência.
“ A violência veiculada e praticada em nome da religião só pode atrair descrédito à relação, à própria religião; como tal, deve ser condenada por todos e, com convicção especial, pelo homem autenticamente religioso, que sabe que em Deus não pode haver espaço para o ódio, o rancor e a vingança. ”
Francisco afirma que uma das maiores blasfémias é chamar Deus como garante dos próprios pecados e crimes, chamá-lo para justificar o homicídio, o massacre, a escravidão, a exploração, a opressão e a perseguição de pessoas e  populações inteiras.

“Todo o líder religioso é chamado a desmarcar qualquer tentativa de manipular Deus”, insistiu o Papa, acrescentando que o pertencer a a uma determinada religião não dá nenhuma dignidade ou direitos suplementares.

O Pontífice exorta não só aos líderes políticos e religiosos, mas também aos educadores e agentes da comunicação, num esforço conjunto para combater a violência em nome da religião.

“Expresso novamente o meu apreço pela vontade de reflexão e de diálogo sobre um tema assim tão dramaticamente importante, e por ter dado uma qualificada contribuição ao crescimento da cultura da paz fundada sempre sobre a verdade e o amor.”

Ouça a reportagem completa

VATCAN NEWS

Sem comentários:

Enviar um comentário