07 maio, 2017

Servir a potência da fé e resistir às forças do mal - Papa aos Guardas Suíços




(RV) 6 de Maio, festa dos  Guardas Suíços. Nas palavras que lhes dirigiu, o Papa evocou esta ocasião ao afirmar que neste dia fazem “memória do doloroso e famoso “saque de Roma” [1527] em que se distinguiram numa corajosa e indómita defesa do Papa, até ao sacrifício da vida”.  Hoje – prosseguiu Francisco – não sois chamados ao sacrifício da vida, mas a “um outro sacrifício não menos árduo: a servir a potencia da fé”, isto é a resistir ás várias forças do mal.

Sois chamados a ser fortes e valorosos, sustidos pela fé em Cristo e pela sua palavra de salvação. A vossa presença na Igreja, o vosso importante serviço no Vaticano é uma ocasião para crescer como corajosos “soldados de Cristo”.

O Papa que abriu o seu discurso saudando de modo particular os novos recrutas, convidou todos a viverem o período que são chamados a passar na “Cidade eterna” com irmandade e espirito de entreajuda e uma vida exemplarmente cristã, pois que está certo de que o mais os levou a abraçar este serviço é a fé. Com efeito – disse – na base desta singular missão ao serviço à Santa Sé e da Igreja está o Baptismo, que habilita a dar testemunho de Cristo ressuscitado.

Francisco insistiu no convite aos Guardas a darem testemunho do Evangelho mesmo nos pequenos gestos quotidianos aos quais se deve dar um significado sempre novo, por forma a criar, no seio do Corpo da Guarda Suíça, um estilo de comportamento harmonioso, respeitoso e em comunhão com os superiores e,  externamente, no acolhimento, na gentileza, na paciência.

Ainda relativamente ao período que passarão “na cidade eterna”, o Papa sugeriu-lhes visitar Roma, seguindo as pegadas dos santos e santas que viveram nesta cidade. Isto tornará ainda mais inesquecível e ricos de frutos espirituais e culturais – disse - essa estada e esse período de vida. 

Por fim, o Papa exprimiu o seu reconhecimento a todo o Corpo da Guarda Suíça pela diligência e solicitude com que desempenha este serviço ao sucessor de Pedro.

Na audiência participaram os pais, parentes e amigos dos Guardas, sinal do afecto dos católicos suíços pela Santa Sé, e da educação cristã que deram aos filhos.

Juramento novos Recrutas

Esta tarte às 17 horas terá lugar, no Pátio de São Dâmaso, dentro do Vaticano, a cerimónia de juramento dos novos recrutas.

(DA)

Sem comentários:

Enviar um comentário