27 maio, 2017

Papa Francisco: superar fechamento e levar a todos o amor de Deus


(RV) Em conclusão da sua intensa visita pastoral a Génova, o Papa Francisco presidiu na tarde deste sábado (27/05), na Praça Kennedy, à Santa Missa com a participação de milhares de fiéis. Na homilia Francisco falou do poder de Jesus ressuscitado, tema comum às leituras deste domingo da Ascensão do Senhor. Mas em que consiste a força do Espírito Santo e este poder de Deus?.

É antes de tudo o poder de ligar o céu e a terra, explicou o Pontífice:

“Hoje nós celebramos este mistério, porque quando Jesus subiu ao Pai a nossa carne humana  atravessou o limiar do Céu: a nossa humanidade está lá, em Deus, para sempre. Lá está a nossa confiança, porque Deus nunca se separará do homem”.

E conforta-nos saber que em Deus, com Jesus, está preparado para cada um de nós um lugar: um destino de filhos ressuscitados nos espera e por isso vale a pena viver aqui na terra buscando as coisas do alto, onde está o nosso Senhor, pois é isto que Jesus fez, com o seu poder de ligar para nós a terra ao céu, reiterou o Papa.

Mas este seu poder não terminou com a subida ao céu – prosseguiu Francisco - ele continua ainda hoje e dura para sempre, porque Jesus disse: "Eu estou sempre convosco, até ao fim dos tempos". E não é uma simples maneira de dizer, garantiu o Papa:

“Não, Jesus está verdadeiramente connosco e para nós: no céu mostra sempre ao Pai a sua humanidade, a nossa humanidade, e assim "está sempre vivo para interceder" em nosso favor”.

Eis, pois, para Francisco, a primeira palavra-chave do poder de Jesus: intercessão. Jesus junto do Pai intercede cada dia, em cada momento por nós. Em cada oração, em cada pedido de perdão que fazemos, sobretudo na Missa, Jesus como nosso advogado intervém, mostra ao Pai as suas chagas, e intercede e obtém misericórdia para nós.

Esta capacidade de interceder, Jesus deu-a também a nós, à Sua Igreja, que tem o poder e também o dever de interceder, de rezar por todos, sublinhou o Papa. E para não nos deixarmos submergir pelas correrias e pelo "mal da vida", recordemo-nos todos os dias de "lançar a âncora em Deus", levando a Ele os nossos pesos, as pessoas e situações, e confiando tudo a Ele – advertiu Francisco.

A oração é, portanto, a nossa força e o nosso poder: não para prevalecer ou gritar mais alto, segundo a lógica deste mundo, mas exercer com humilde o poder da oração, com o qual também se podem parar as guerras e alcançar a paz.

Uma segunda palavra-chave que revela o poder de Jesus, disse ainda o Pontífice, é o anúncio. O Senhor envia os seus a anunciá-lo apenas com o poder do Espírito Santo, um acto de grande confiança nos discípulos:

Jesus confia em nós, acredita em nós mais do que nós acreditamos em nós mesmos! Nos envia apesar das nossas faltas; Ele sabe que nunca seremos perfeito, e que se  esperarmos de sermos melhores  para evangelizar, nunca havemos de iniciar”.

Importante, para Jesus, diz o Papa, é que superemos já desde agora o fechamento, porque o Evangelho não pode ser fechado e selado, e o amor de Deus é dinâmico e quer chegar a todos. Então, é necessário sair de si mesmos, confiando apenas no Senhor e sem se refugiar nas próprias seguranças.

Portanto, ir ao mundo com o Senhor faz parte da nossa identidade de cristão, disse o Papa a terminar, mas ir não como um velocista que corre loucamente, nem como um conquistador que deve chegar antes dos outros, mas como peregrino, missionário, como um "maratonista esperançoso": manso, mas decidido no caminhar.

"Peçamos ao Senhor a graça de não nos fossilizarmos em questões não-centrais, mas dedicar-nos plenamente à urgência da missão; deixemos a outros as fofocas e as falsa discussões de quem só ouve a si mesmo, e trabalhemos concretamente para o bem comum e a paz" – concluiu Francisco.

(BS)

Sem comentários:

Enviar um comentário