17 abril, 2017

Bento XVI festeja nesta segunda-feira do Anjo os seus 90 anos




(RV) O Papa emérito, Bento XVI fez no domingo de Páscoa, 16 de Abril, 90 anos de idade. Muitíssimo os parabéns que recebeu ao longo do dia. Mas os festejos foram adiados para esta segunda-feira, 17.  Esta tarde, Bento XVI recebe, no Mosteiro Mater Eclesiae, no Vaticano, onde reside, uma pequena delegação da sua terra natal, a Baviera. Um momento de festa simples e  familiar.

Do testemunho de fé e humanidade de Bento XVI, dá conta um livro saído precisamente estes dias pela Editora São Paulo. O título é “Bento XVI, imagens de uma vida” e é da autoria da jornalista Maria Giuseppina Bonanno e de Luca Caruso, responsável do departamento de imprensa da Fundação Joseph Ratzinger.

O colega italiano Alessandro Gisotti perguntou a Luca Caruso como surgiu a ideia de contar a vida do Papa emérito através de imagens…

“A ideia nasce em referência a uma passagem do livro do Ben Sira: “Se encontrares um sábio, vai logo ter com ele, os teus pés não poupem os degraus do seu limiar”. O meu desejo e o de Maria Giuseppina Buonoanno era o de dar a conhecer, de forma simples, a quem queira conhecer, a vida de um grande testemunho de fé neste século. Esta narração nasce de um encontro sinérgico entre texto e imagem: aquilo que uma pessoa lê no texto, o vê ao lado traduzido em imagem…

 - Na prefação do livro, o P. Federico Lombardi, Presidente da Fundação Ratzinger, escreve que “os olhos de Bento XVI são os de um homem que procura a verdade e que a intui”…

Isto é verdade, é um olhar que vai para além, que já saboreia antecipadamente a luz, o fulgor da Ressurreição! Joseph Ratzinger nasceu num Sábado Santo e foi baptizado com essa água: vive as dificuldades, as alegrias e as dores de cada dia, mas já saboreia antecipadamente algo que vai para além, o fulgor da Ressurreição.”

- O capítulo conclusivo é dedicado às relações entre o Papa Francisco e aquele que há quatro anos é o Papa Emérito. Também aqui tantas belas imagens dessa relação inédita e, sobretudo, extraordinária de fraternidade entre Bergoglio e Ratzinger…

Sim, eles são um modelo de fraternidade episcopal mas também – num período atormentado de guerra, de violência – são um modelo esplendido de amizade, de fraternidade para cada homem. Para o Papa Francisco, Papa Bento XVI é um “avô sábio em casa” e o Papa Bento está tocado pelo entusiasmo, pela alegria da fé transmitida pelo Papa Francisco.”

O livro traz também um breve texto de Georg Ratzinger, irmão do Papa emérito que sublinha como muitas pessoas encontram nas palavras de Bento XVI “força e orientação”. Falamos muito de imagens, mas o tema da palavra é certamente fundamental e é uma herança fecunda e com um longo e amplo horizonte no caso de Joseph Ratzinger…

Sim, o Papa Bento foi um grande intelectual, fruto da mais alta tradição “mitteleropea”.  E esta sua pesquisa ininterrupta do rosto de Deus através do estudo da Teologia é o seu maior património e que enriqueceu toda a reflexão de quem o ouviu, e continuará a semear frutos por longo tempo na vida da Igreja.”

(DA)

Sem comentários:

Enviar um comentário