25 março, 2017

Papa nas Casas Brancas: a Igreja precisa sempre de ser restaurada


(RV) A primeira etapa da visita do Papa a Milão foi, portanto, o encontro com os habitantes do bairro periférico de ‘Case Bianche’ (Casas Brancas). Francisco agradeceu o acolhimento caloroso. "Sois vós - disse - que me acolheis na entrada de Milão, e este é um grande dom para mim: entrar na cidade encontrando rostos, famílias, uma comunidade. E agradeço-vos pelos dois presentes particulares que me oferecestes”.

O primeiro - disse o Papa - é esta estola, um sinal tipicamente sacerdotal, que me toca de uma maneira especial porque me recorda que eu venho aqui entre vós como sacerdote, entro em Milão como sacerdote. Esta estola não a comprastes já feita, mas foi criada aqui, foi tecida por alguns de vós, de maneira artesanal. Isto torna-a muito mais preciosa; e recorda que o sacerdote cristão é escolhido pelo povo e ao serviço do povo; o meu sacerdócio, como o do vosso pároco e dos outros sacerdotes que trabalham aqui, é um dom de Cristo, mas é 'tecido' por vós, pela vossa gente, com a sua fé, as suas fadigas, as suas orações, as suas lágrimas ... Eu vejo isto no sinal da estola. O sacerdócio é dom de Cristo, mas tecido por vós e isto vejo neste sinal.

"E depois me oferecestes a imagem da vossa Mãezinha: como era antes e como é agora, após a restauração, a imagem da Virgem Maria. Obrigado!”

"Eu sei - continuou Francisco - que em Milão me acolhe a Virgem Maria, no topo do Duomo (Catedral); mas graças ao vosso dom a Virgem Maria me acolhe já a partir daqui, na entrada. E isto é importante porque me recorda a bondade de Maria, que corre ao encontro de Isabel. É a bondade, a solicitude da Igreja, que não permanece no centro à espera, mas vai ao encontro de todos, nas periferias, vai também ao encontro dos não-cristãos, e mesmo os não-crentes ...; e os leva a todos a Jesus, que é o amor de Deus feito carne, que dá sentido à nossa vida e a salva do mal”.

E falando espontaneamente o Papa acrescentou: "E a Virgem Maria vai ao encontro não para fazer proselitismo, não! Mas para nos acompanhar na viagem da vida e também o facto que tenha sido a Virgem Maria a esperar por mim no ingresso de Milão me fez recordar quando, como crianças, meninos, regressávamos do colégio e estava a mãe à porta esperando por nós. Oh, Nossa Senhora é Mãe! E sempre vai antes, passa em frente para nos acolher, para esperar por nós. Obrigado por isto!”

"E é também significativo o facto da restauração: esta vossa Mãezinha foi restaurada, como a Igreja sempre precisa de ser "restaurada", porque é feita de nós, que somos pecadores, todos, eh!, somos pecadores!. Deixemo-nos restaurar por Deus, pela Sua misericórdia. Deixemo-nos limpar no coração, especialmente neste tempo de Quaresma. A Virgem Maria está sem pecado, ela não precisa de restauração, mas a sua estátua sim, e, assim, como Mãe, ela nos ensina a deixar-nos limpar pela misericórdia de Deus, para testemunhar a santidade de Jesus”.

E espontaneamente disse o Papa: "E falando fraternalmente, uma boa confissão nos fará muito bem a todos, eh! Ou não? Mas também peço aos confessores para que sejam misericordiosos!”

"Muito obrigado por estes presentes! E sobretudo, obrigado por estarem aqui, pelo vosso acolhimento e a vossa oração, que me acompanha na entrada a Milão. O Senhor vos abençoe e Nossa Senhora vos proteja. E por favor não vos esqueças de rezar por mim. E agora rezemos à Virgem Maria  [Ave Maria …]

Sem comentários:

Enviar um comentário