02 março, 2017

Francisco encontra párocos da diocese de Roma



(RV) O Papa Francisco encontrou-se, na manhã de hoje, quinta-feira, dia 2 de Março de 2017, na Basílica de S. João em Latrão, com os párocos da Diocese de Roma para uma meditação sobre o tema “o progresso da fé na vida do sacerdote”. Para nós sacerdotes, disse Francisco, quando não cresce, quando não é madura a nossa fé, acabamos por praticar tanto mal.

“Senhor aumenta a nossa fé (Lc 17,5). Esta questão disse o Santo Padre, surgiu de forma espontânea nos discípulos quando o Senhor lhes estava a falar da misericórdia e disse que devemos perdoar setenta vezes sete. Peçamos também nós, no inicio desta nossa conversação, para que o Senhor aumente a nossa fé. O imploramos com a simplicidade do Catequismo da Igreja que nos diz que para viver, crescer e perseverar na fé até ao fim, devemos alimentá-la com a Palavra de Deus; devemos pedir ao Senhor de amentar a nossa fé. É uma fé que deve operar por intermédio da caridade, ser sustentada pela esperança e ser radicada na fé da Igreja.

Francisco, desenvolve assim a sua meditação apoiando-se naquilo que ele considera ser “três pontos fixos: a memória, a esperança e o discernimento. A memória, observou, como ensina o Catecismo da Igreja, está radicada na fé da Igreja, na fé dos nossos pais; a esperança é quanto nos sustenta na fé; o discernimento do momento o temos em consideração quando somos chamados a agir para por em prática aquela fé que opera por intermédio da acção da caridade.

«Tenho uma promessa – é sempre importante recordar a promessa do Senhor que me colocou no caminho; estou em caminho- tenho esperança, a esperança me indica o horizonte, me guia, é a estrela mas também aquilo que me sustenta, é âncora ligada a Cristo. E no momento específico, em cada encruzilhada da estrada, devo discernir um bem concreto, o passo em diante a dar em direcção do amor e também a maneira como o Senhor quer que o faça. Fazer memória das graças passadas confere a nossa fé a solidez da encarnação; coloca-a no seio de uma história, a história da fé dos nossos pais, que “morreram na fé sem terem obtido os bens prometidos, mas os viram e os saudaram de longe”. E nós, rodeados pela multidão de testemunhos, olhando para onde eles olham, teremos o olhar fixo em Jesus, Ele que é a origem da nossa fé e a leva ao seu cumprimento».

A esperança, por sua vez, observa o Papa, é aquela que abre a nossa fé às surpresas que Deus realiza na nossa vida. O nosso Deus é sempre maior de tudo quanto podemos pensar e imaginar sobre Ele, daquilo que lhe pertence e do seu modo de agir na história. Por conseguinte a abertura à esperança confere a nossa fé frescura e horizonte: aquela abertura que nos leva a ver a espoliação de Jesus o qual diante da alegria que lhe era colocada diante de si, Se submeteu à Cruz, desprezando a deshonra  e sentar-se a direita do Senhor transfigurado.

Finalmente o discernimento, que disse Francisco, é quanto torna concreta a nossa fé, tudo quanto torna operosa por meio da caridade, a nossa fé, aquilo que nos permite de dar testemunho crível: o discernimento do momento oportuno (kairos) é fundamentalmente rico de memória e de esperança: recordando com o amor, coloca o olhar com lucidez em tudo quanto nos orienta da melhor forma para a Promessa. E o que nos orienta da melhor forma em direcção à Promessa, é certamente, disse o Pontífice, sempre a cruz: aquele despojar-me da minha vontade, aquele drama interior do seja feito não como quero eu, mas como queres Tu, que nos coloca nas mãos do Pai e faz com que seja Ele a guiar a nossa vida.

Mediante estes três pontos fixos, Francisco desenvolve toda a reflexão sobre o processo do crescimento da fé na vida do sacerdote e o desafio  do discernimento pastoral no mundo de hoje tendo como ponto de referência a experiência de fé do Apostolo Pedro.

Sem comentários:

Enviar um comentário