27 dezembro, 2016

Papa aos jovens do encontro de Taizé: sede protagonistas da História



(RV) Como todos os anos, vai ter lugar de amanhã 28 de Dezembro até ao dia 1 de Janeiro de 2017, o 39º encontro da Comunidade de Taizé, desta vez na região de Riga, capital da Letónia, no Mar Báltico. O encontro reunirá dezenas de milhares de jovens europeus e doutros continentes numa nova etapa da “Peregrinação de Confiança através da Terra”, iniciada em finais dos anos 70 por Frére Roger. O deste ano será o primeiro encontro europeu organizado pela Comunidade de Taizé no mar Báltico e numa cidade de tradição luterana, mas onde as diversas confissões cristãs têm ligações profundas. A Letónia é também um país com muitos crentes ortodoxos.

Na mensagem do Papa publicada no sítio web do encontro, Francisco, evocando o tema do encontro centrado sobre a esperança, diz-se próximo dos jovens e exorta-os, como já tem feito em diversas ocasiões, a não se deixarem roubar e esperança. O Papa recorda-lhes que quando o Senhor nos chama, olha para tudo o que podemos fazer, para todo o amor que somos capazes de difundir à nossa volta e aposta sempre no futuro, lançando-nos para o horizonte, nunca para o museu.

O Papa agradece aos jovens por terem optado por deixar os seus sofás para viverem esta peregrinação de confiança em resposta ao apelo do Espirito de Deus.

Francisco convida-os a viverem nesse contexto ecuménico uma fraternidade real, a serem protagonistas da História, a manterem-se firmes na esperança, permitindo que o Senhor habite nos seus corações e nas suas vidas quotidianas. “Com Jesus, esse amigo fiel que nunca nos decepciona, podeis trilhar o caminho do futuro com alegria e desenvolver os vossos talentos e as vossas capacidades para o bem de todos” – remata Francisco, convidando os jovens a mostrarem com palavras e actos que o mal não tem a última palavra na nossa História”. É tempo de misericórdia para todos e para cada um e ninguém é alheiro à proximidade e à ternura de Deus – conclui.

Também os diversos líderes religiosos, desde o Patriarca Ecuménico Bartolomeu, ao Secretário Geral da Federação Luterana Mundial, mas também o Presidente do Conselho Europeu e o Presidente da Letónia dirigem ao encontro mensagens que podem ser lidas no sítio web www.taize.fr.

Sem comentários:

Enviar um comentário