16 dezembro, 2016

III pregação do Advento: "A sóbria embriaguez do Espírito"




(RV) O Papa Francisco participou na manhã desta sexta-feira (16/12) da terceira pregação de Advento, na capela Redemptoris Mater, no Vaticano.

O Pontífice e seus colaboradores da Cúria Romana ouviram o Pregador Fr. Raniero Cantalamessa desenvolver o tema “A sóbria embriaguez do Espírito”. Nesta terceira pregação, o frade capuchinho falou de modo especial da renovação carismática.

Para Fr. Cantalamessa, como outras análogas realidades novas da Igreja de hoje, a renovação carismática apresenta por vezes lados problemáticos, excessos, divisões, pecados. “Isso foi, também para mim, no começo pedra de escândalo. Mas isso acontece com todos os dons de Deus assim que caem nas mãos dos homens. No entanto, ninguém sonha com eliminar esse carisma na vida da Igreja. Não foram isentos de desordens e defeitos nem mesmo as primeiras comunidades carismáticas cristãs, como aquela de Corinto. O Espírito não faz todos e de uma vez santos. Age em diferentes graus e de acordo com a correspondência que encontra.”

O frade capuchino acrescenta que não se trata de aderir a um ou outro movimento na Igreja. Para ele, não se trata nem mesmo de um movimento, mas de uma “corrente de graça” aberta a todos. “São João XXIII falou de um "novo Pentecostes", o Beato Paulo VI foi ainda mais longe falando de um “perene Pentecostes”.

E concluiu com um verso ambrosiano - uma estrofe do hino das Laudes da Quarta Semana do saltério: “Seja Cristo o nosso alimento, seja Cristo a água viva: nele provamos sóbrios a embriaguez do Espírito”.

Sem comentários:

Enviar um comentário