02 outubro, 2016

Papa na Missa em Baku: fé e serviço


(RV) Após a visita à Geórgia nos dias 30 de setembro e 1 de outubro, o Papa Francisco dedica todo este domingo dia 2 ao Azerbaijão no âmbito desta sua 16ª Viagem Apostólica internacional. Uma visita de caráter essencialmente de diálogo inter-religioso.

A realidade católica no país é pequena: os católicos são 560, existe uma só paróquia, 7 sacerdotes religiosos, 10 religiosos, 5 religiosas, 1 seminarista, 1 Instituto de educação e 1 de beneficência. Foram 14 os batizados no último ano. A pequena comunidade dos salesianos, que representa todo o clero do país, é formada por 6 sacerdotes, 3 Irmãos e um jovem azero em formação para tornar-se diácono.

94,8% da população de 9,5 milhões de habitantes é de religião muçulmana. Os cristãos representam 3,5% da população, sendo a maioria ortodoxa. Os católicos no país são cerca de 0,01% da população.

O Papa João Paulo II já havia realizado uma breve viagem apostólica à cidade de Baku entre 22 e 23 de maio de 2002. O centro histórico da cidade está dentro de uma antiga fortaleza, sendo declarado Património da Humanidade pela Unesco no ano 2000.

O Papa Francisco celebrou Missa na Igreja da Imaculada Conceição em Baku, Azerbaijão, neste dia 2 de outubro, XXVII domingo do Tempo Comum. Na sua homilia o Santo Padre salientou dois aspetos essenciais da vida cristã: fé e serviço:

“Hoje a Palavra de Deus apresenta-nos dois aspetos essenciais da vida cristã: a fé e o serviço.”

E a fé e o serviço estão intimamente ligados não se podem separar, tal como um dos característicos tapetes do Azerbaijão, tal como explicou o Papa:

“Fé e serviço não se podem separar; antes, pelo contrário, estão intimamente ligados, atados entre si. Para explicar isto, gostaria de usar uma imagem que vos é muito familiar: a de um lindo tapete. Os vossos tapetes são verdadeiras obras de arte e provêm duma tradição muito antiga. Também a vida cristã de cada um vem de longe, é um dom que recebemos na Igreja e que provém do coração de Deus, nosso Pai, que deseja fazer de cada um de nós uma obra-prima da criação e da história. Cada tapete, como bem sabeis, deve ser tecido segundo a teia e a tecedura; só com esta estrutura é que o conjunto resulta bem composto e harmonioso. O mesmo se passa com a vida cristã: tem de ser pacientemente tecida cada dia, entrelaçando entre si uma teia e uma tecedura bem definida: a teia da fé e a tecedura do serviço.”

O Santo Padre sublinhou na sua homilia que “não somos chamados a servir apenas para ter uma recompensa, mas para imitar Deus, que Se fez servo por nosso amor”. Ao mesmo tempo, também não somos chamados a servir apenas “de vez em quando, mas a viver servindo. Então o serviço é um estilo de vida; mais ainda, resume em si todo o estilo cristão de vida: servir a Deus na adoração e na oração; estar abertos e disponíveis; amar concretamente o próximo; trabalhar com ardor pelo bem comum” – afirmou o Papa Francisco.
No entanto, existem “também as tentações, que afastam do estilo de serviço e acabam por tornar a vida inútil” – declarou o Santo Padre. Um “coração tíbio” fechado numa “vida preguiçosa”,” pouco a pouco acaba por se contentar com uma vida medíocre”. Uma outra tentação é aquela de “pensar como donos” quando o serviço “torna-se um meio e não um fim, porque o fim passou a ser o prestígio; depois, vem o poder, o desejo de ser grande”. “Permanecei sempre unidos, vivendo humildemente em caridade e alegria; o Senhor, que cria a harmonia nas diferenças, vos guardará” – afirmou o Papa.

No final da sua homilia em Baku Francisco citou Santa Teresa de Calcutá dizendo: «O fruto da fé é o amor. O fruto do amor é o serviço. O fruto do serviço é a paz».

(RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário