03 setembro, 2016

Exprimir a simplicidade e a ternura de Madre Teresa




(RV) A autora do emblema oficial da canonização de Madre Teresa, Karen Vaswani D’Lima é uma católica da periferia de Mumbai que já tem uns 20 anos de carreira como artista.

Embora não tendo nunca encontrado Madre Teresa - explicou Karen ao jornal do Vaticano L’Osservatore Romano – foi com entusiasmo que aceitou o convite da arquidiocese de Calcutá para desenhar o emblema para as celebrações na Índia. Mas agradou muito à Superiora Geral das Missionárias da Caridade, a irmã Mary Prema, e ao P. Brian Kolodiejchuk, o postulador, que pediram para o adoptar também a nível internacional.

Karen diz ter trabalhado três dias na realização do emblema e dado que a mensagem a transmitir era a de ser “portadores do amor terno e misericordioso de Deus” optou por adoptar como modelo uma fotografia clássica de Madre Teresa que assegura nos braços, com ternura, uma criança. Um trabalho – acrescentou – realizado num estilo gráfico muito simples e só com duas cores por forma a facilitar o seu uso a todos os níveis.

Iniciativas entre 1 e 8 de setembro

Entretanto, a Congregação das Missionárias da Caridade já publicou o programa das iniciativas promovidas em Roma por ocasião da canonização. Entre 1 e 8 de setembro haverá uma sequencia de celebrações e encontros de oração, para além de um espectáculo musical na Igreja de Sant’Andrea della Valle e uma mostra na sede da Universidade Lumsa, perto do Vaticano. Será também possível venerar as relíquias de Madre Teresa na Basílica São João de Latrão e o seu quarto no convento de São Gregório al Celio.

Missa de agradecimento

Segunda-feira, 5 de setembro, às 10 horas, o Cardeal Secretário de Estado, Pietro Parolin celebrará a missa de agradecimento na Praça de São Pedro.

(DA)

Sem comentários:

Enviar um comentário