12 setembro, 2016

42º ANIVERSÁRIO DO RCC EM PORTUGAL




                                                                               
                                                                                                       Lisboa, setembro 2016 

Às Equipas de Serviço Diocesano
Aos Grupos de Oração do R.C.C. 

Caros Irmãos e Irmãs em Cristo 

No dia 6 de Novembro deste ano de 2016, comemoramos o 42º aniversário do Grupo de Oração do Renovamento Carismático Católico em Portugal, "Pneumavita".

Este Grupo foi criado em Fátima pela iniciativa do saudoso Padre José da Lapa, S. Sp., transferido para Lisboa, onde, com a expressa bênção do Senhor Cardeal Patriarca, D. António Ribeiro, foi sediado e depois desenvolveu uma intensa acção de evangelização, segundo a inspiração daquele movimento de espiritualidade aprovado pela Igreja.

Desde sempre, "Pneumavita" promoveu anualmente, em Fátima, uma "Assembleia Nacional do Renovamento Carismático Católico em Portugal", no primeiro fim de semana mais próximo da data do dia 6 de Novembro. Continuando esta tradição veneranda, também este ano promoverá as celebrações deste aniversário festivo, com uma Assembleia em Fátima, no Centro Pastoral Paulo VI, nos dias 12-13 de Novembro, como sempre em união espiritual e abertura com todo o Renovamento Carismático em Portugal, as suas coordenações nacional e diocesanas, e na comunhão da Diocese de Leiria Fátima e de toda a Igreja.

O tema central destas Assembleias é: “Confiai, Eu já venci o mundo” (Jo 16,33) 

A coordenar a animação espiritual das Assembleias, dentro do espírito e da tradição do Renovamento Carismático Católico, nas quais participarão sacerdotes representativos dos primeiros tempos do Renovamento Carismático em Portugal, temos a alegria de ter a          Michelle Moran.

Michelle Moran é, juntamente com o marido, Peter, membro fundador da Comunidade Católica Sião para a Evangelização. Exerce o seu ministério há trinta anos, a tempo inteiro, viajando frequentemente para pregar, ensinar e evangelizar. Escreveu diversos livros sobre o tema da evangelização, bem como numerosos artigos.

Michelle licenciou-se em Educação Religiosa e Sociologia, na Universidade de Londres, e leccionou numa faculdade durante cinco anos. Em 1998 concluiu em Cambridge o mestrado em Teologia Pastoral.

Presentemente é presidente do Comité Nacional de Serviço do Renovamento Carismático Católico de Inglaterra, e Presidente do ICCRS (Equipa de Serviço Internacional do Renovamento Carismático Católico), sediado no Vaticano. Em 2008 passou a integrar o Conselho Pontifício para os Leigos, por nomeação do Papa Bento XVI, tendo sido reconduzida em 2014 pelo Papa Francisco.

Aproveitamos esta carta-circular para agradecer a todos a colaboração que tão generosamente têm dado, assinando e difundindo a Revista PNEUMA, que, desde 1976, está totalmente ao serviço do Renovamento Carismático e também a aquisição e difusão dos livros "carismáticos" e dos CDs que podem enriquecer as bibliotecas dos grupos. 

Às EQUIPAS DE SERVIÇO DIOCESANO pedimos o favor de enviar cópias desta CARTA-CIRCULAR, o PROGRAMA e as LISTAS DE INSCRIÇÕES, para os respectivos GRUPOS DIOCESANOS, pedindo que as RESPOSTAS sejam enviadas, directamente e com urgência, para o SECRETARIADO DA PNEUMA, Trav. Cruz da Era, 2-A  -  1500-214 LISBOA  -  Fax 21 716 0551  -  e.mail contacto@pneuma-rc.pt. 

A Michelle Moran e a Comunidade PNEUMAVITA pedem a todas as pessoas e grupos:

ORAÇÃO, JEJUM E PARTILHA FRATERNA, pelos frutos espirituais destas Assembleias comemorativas dos 42 anos do Renovamento Carismático Católico em Portugal.

                                          União de oração e saudações fraternas no Espírito Santo
                                                               Pela Comissão Coordenadora

---------------------------------------------------


PROGRAMA DA ASSEMBLEIA – NOVEMBRO 2016

TEMA: “Confiai, Eu já venci o mundo” (Jo 16,33)

 ORIENTADORA
MICHELLE MORAN

DIA 12, SÁBADO
09.00h - Laudes
09.30h – Ensinamento
11.00h - Intervalo
11.30h – Ensinamento
12.30h - Almoço
14.30h - Louvor
15.00h – Ensinamento
16.15h - Terço
16.45h - Intervalo
17.30h - Saudação das Dioceses
18.00h - Eucaristia
19.30h - Jantar
21.00h - Oração pela vinda do Espírito Santo. Adoração


DIA 13, DOMINGO
09.00h - Louvor
10.00h – Ensinamento
11.00h - Intervalo
11.30h - Eucaristia
.

Sem comentários:

Enviar um comentário