09 fevereiro, 2016

Papa na Missa com os Capuchinhos: abraçar e perdoar


(RV) Sede homens de perdão, de reconciliação e de paz – foi com estas palavras que o Papa Francisco se dirigiu aos mais de mil Frades Capuchinhos presentes na Basílica de S. Pedro na homilia da Missa celebrada por ocasião da exposição dos corpos dos santos confessores Pio de Pietrelcina e Leopoldo de Mandic.

A homilia do Santo Padre centrou-se no perdão. Tomando como estímulo as leituras do dia o Papa falou de duas atitudes: a da grandeza de Deus, ou seja, a da “humildade do Rei Salomão” e aquela da “mesquinhez” dos “doutores da lei”.

“A vossa tradição” – disse o Papa aos Capuchinhos – “é uma tradição de perdão de dar o perdão. E entre vós há tão bons confessores” – disse o Papa que sublinhou: “é porque se sentem pecadores”.

Não nos devemos esquecer da necessidade que há de perdão – evidenciou ainda o Santo Padre que deixou claro que quem se esquece de pedir perdão, lentamente “esquece-se de Deus” e não sabe perdoar e faz como os doutores da lei sentem-se puros e “só sabem condenar”.

Neste Ano Santo da Misericórdia o Papa Francisco salientou o valor do gesto de quem se aproxima do confessionário e sente que há algo que lhe pesa e que quer retirar de si, mas não sabe como dizê-lo. “Não é preciso fazer perguntas” – disse o Santo Padre – o gesto de aproximar-se já fala por si.

“Aquele que vem, vem à procura de conforto, perdão, paz na sua alma…Que encontre um padre que o abrace e lhe diga: Deus gosta de ti” – afirmou o Papa.

Recomendando a todos os confessores que não devem ralhar com os fiéis que se vêm confessar, o Papa Francisco deixou claro que “o confessionário é para perdoar”.

(RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário