13 fevereiro, 2016

Papa já está no México: confio esta viagem à Virgem Maria


(RV) O Papa Francisco já está no México para a sua 12ª Viagem Apostólica. Chegou pelas 19.30h locais, 02.30h em Roma.

A receber o Santo Padre estava o Presidente Enrique Peña Nieto, a primeira-dama Angélica Rivera e as autoridades civis e religiosas do país.

O Papa foi acolhido por um pequeno espetáculo de luz, som e danças tradicionais especialmente criado para o momento. Milhares de pessoas saudaram o Santo Padre em duas bancadas criadas para as boas-vindas ao Papa.

Do aeroporto Benito Juarez o Papa Francisco prosseguiu para a Nunciatura Apostólica da Cidade do México que será a residência pontifícia durantes os próximos dias. Ao longo da estrada foram milhares os mexicanos a saudarem o Santo Padre.

Esta 12ª Viagem Apostólica do pontificado de Francisco terá passagens pela Cidade do México, Ecatepec, Tuxtla Gutiérrez e San Cristóbal de Las Casas (Chiapas), Morelia e Ciudad Juárez. Os católicos no México são mais de 100 milhões. O país está dividido em 93 dioceses e arquidioceses.

Num tweet lançado neste dia 12 o Papa escreve que “no México olharei para os olhos da Virgem Maria e suplicarei para continuar a olhar-nos com Misericórdia. A Ela confio a minha viagem.”

O programa para este dia 13 de fevereiro é o seguinte:

Já daqui a pouco, neste início de tarde em Roma e manhã no México, o Santo Padre será recebido pelo Presidente Enrique Peña Nieto no Palácio Nacional. Segue-se o encontro com as autoridades, a sociedade civil mexicana e o Corpo Diplomático.

No final da manhã no México, final da tarde em Roma o encontro com os bispos do país na Catedral da Cidade do México.

Para a tarde, já bem na madrugada romana, está agendada a Santa Missa presidida pelo Papa Francisco na Basílica de Guadalupe.

Entretanto, o enviado especial da RV ao México, Silvonei José, informa-nos do ambiente que espera o Papa Francisco naquele país:

“Um povo que tem como Mãe Nossa Senhora de Guadalupe, cuja casa é chamada carinhosamente pelos seus devotos “pequeno Vaticano”, receberá o sucessor de Pedro com alegria e esperança. Os mexicanos trabalharam muito para receber Bergoglio: todos, nos disse o Arcebispo de Cidade do México, Cardeal Norberto Rivera.

Não são muitos os outdoors espalhados pela cidade a dar as boas-vindas ao Papa. Lemos uns e outros de empresas que ajudam financeiramente a visita, mas o sentimento entre os fiéis mexicanos é de uma alegria que cativa você. Falam do amor que eles tem por Nossa Senhora de Guadalupe e pela alegria do Papa vir visitar a Mãe: “visitando a Mãe, estará visitando todos nós”, afirmam.

O serviço de segurança do Papa em Cidade do México vê envolvido cerca de 20 mil policiais que cuidarão de todo o trajeto que o Papa fará pelas ruas da capital mexicana. Serão 208 quilômetros em carro aberto somente na capital mexicana durante as suas transferências. A área da Nunciatura Apostólica, que será a residência do Papa nestes dias, está completamente blindada. Medidas de segurança também elevadas ao redor da Basílica de Guadalupe e da Catedral da cidade. Os voluntários na cidade serão mais de 30 mil.

A imprensa local – jornais, rádios e televisões – está dando grande atenção à visita de Bergoglio que vem confirmar na fé os habitantes de um dos países mais católicos do mundo. Transmissões televisivas explicam a mobilidade na cidade e as alternativas às ruas que serão fechadas. Outras transmissões falam do grande valor que tem a visita de Francisco, seja para os católicos como para as pessoas de outras religiões, pois o Papa vem para encontrar a todos.

Já a presidência do país disse que a visita do Papa permitirá um diálogo aberto entre o Presidente Enrique Peña e o Santo Padre para fortalecer ainda mais a relação entre os dois Estados.

Apesar da visita do Papa Francisco ser pastoral o governo mexicano reconheceu que a mesma será oficial e Bergoglio será recebido como chefe de Estado.

Outro aspecto que os jornais destacam sobre a visita é que a presença de Bergoglio no país durante seis dias irá gerar um derrame de dinheiro na capital em torno de 870 milhões de pesos e cerca de 2 bilhões e 500 milhões em todo o território nacional. O presidente dos empresários turísticos de Cidade do México destacou que é a demonstração que o turismo religioso possa se tornar uma coluna do desenvolvimento do país. O México tem tudo o que é preciso para se tornar uma potência mundial neste âmbito com mais de 200 santuários localizados em todo o território. O Papa nos seis dias de permanência no país deverá ser visto por mais de 2 milhões de pessoas, tanto nos atos e celebrações públicas como pelas ruas por onde irá passar.

Entretanto, a chegada do Papa foi precedida por um episódio de morte que envolveu dois cartéis de drogas rivais em uma prisão em Monterrey: o saldo é de 49 mortos e 12 feridos.

O incidente foi um dos piores de uma série de rebeliões mortíferas nos últimos anos nas prisões superlotadas do México, que muitas vezes abrigam membros de gangues de narcotraficantes adversárias.

Francisco irá visitar uma prisão no norte do país no último dia de sua visita ao México, dia 17.
Para cobrir a visita do Papa foram acreditados 4.077 jornalistas, entre os quais 3.298 mexicanos. Dos Estados Unidos são 562 e do Brasil somente 5.”

(RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário