05 fevereiro, 2016

Papa Francisco: Deus vence com o estilo da humildade


(RV) Sexta-feira, dia 5 de fevereiro – na Missa em Santa Marta o Papa Francisco afirmou que Deus vence com o estilo da humildade tal como demonstram os últimos dias do maior dos profetas: João Batista.
 
Segundo o Evangelho do dia, o homem que tinha preparado a vinda do Messias acaba decapitado no escuro de uma cela. Mas mesmo assim Deus vence – afirmou o Papa que sublinhou as palavras do Evangelho de Marcos neste dia:

“João Batista. O homem maior nascido de mulher: assim diz a forma de canonização de João. Mas esta fórmula não a disse o Papa, disse-a Jesus. Aquele homem maior nascido de mulher. O santo maior: foi assim que Jesus o canonizou. E terminou no cárcere, degolado, e a sua última frase foi quase uma renúncia: ‘Os discípulos de João, ao saberem do facto, vieram, pegaram no cadáver e o colocaram no sepulcro’. Assim terminou o maior homem nascido de uma mulher’. Um grande profeta; o único a quem foi concedido de ver a esperança de Israel.”

Na sua homilia o Papa Francisco procurou mesmo entrar na cela de João, a procurar decifrar a voz da sua alma, a alma de um homem que gritou no deserto e batizou multidões no nome daquele que deve vir, e que, no entanto, está acorrentado aos ferros da sua prisão mas também a alguma incerteza, não obstante tudo.

A vida de João foi um constante diminuir-se – afirmou o Papa – um grande que não procurou a sua própria glória mas aquela de Deus e que acaba no anonimato. Mas com esta sua atitude preparou o caminho a Jesus. Faz-nos bem ler esta passagem do capítulo VI de S. Marcos – salientou o Papa Francisco:

“Faz-nos bem ler hoje esta passagem do Evangelho, o Evangelho de Marcos, capítulo VI. Ler esta passagem, para ver como Deus vence: o estilo de Deus não é o estilo do homem. Peçamos ao Senhor a graça da humildade que tinha João, e não nos cobrirmos com os méritos e glórias dos outros. E acima de tudo, a graça de que na nossa vida haja sempre o lugar, para que Jesus cresça e que nos diminuamos, até ao fim.”

(RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário