27 fevereiro, 2016

Jubileu: visita surpresa do Papa a toxicodependentes


(RV) Na tarde desta sexta-feira dia 26 de fevereiro o Papa Francisco, no contexto dos “sinais jubilares” de testemunho das obras de misericórdia, visitou a Comunidade San Carlo nas proximidades de Castelgandolfo.

Fundada pelo Padre Mario Picchi esta comunidade tem com o objetivo prevenir e enfrentar a exclusão social das pessoas, com particular atenção para os toxicodependentes – esta obra pertence ao Centro Italiano de Solidariedade.

Foi sem aviso prévio que o Santo Padre apareceu na porta da Comunidade terapêutica San Carlo, na periferia de Roma. Ali vivem 55 pessoas que realizam um percurso para sair da dependência das drogas.

A surpresa foi geral. Ninguém esperava poder encontrar o Papa e uma profunda comoção tomou conta dos presentes. Francisco queria estar junto dos jovens e ouvir as suas histórias. Disse-lhes para não se deixarem devorar pela “metástase” da droga e, abraçando-os, quis fazê-los compreender o facto de que o caminho iniciado na comunidade é uma real possibilidade para recomeçar uma vida digna de ser vivida.

Com este sinal o Papa Francisco quis acentuar a necessidade de uma constante confiança na força da Misericórdia, que continua a apoiar a nossa peregrinação e que, acompanhando-nos também nas horas mais frias, faz sentir o  calor da sua presença e reveste o homem da sua dignidade.

Esta visita é um dos gestos simbólicos do Papa durante este Ano Santo da Misericórdia: em dezembro o Papa abriu a Porta Santa da Cáritas de Roma e em janeiro visitou um lar para idosos.

(RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário