11 fevereiro, 2016

Dom Paglia: primado do amor e oração no Jubileu de Bento XVI




(RV) Celebra-se nesta quinta-feira (11/02), o terceiro aniversário da renúncia ao ministério petrino por parte de Bento XVI. Um gesto histórico que hoje se pode ler com aprofundamento do seu significado graças ao Jubileu da Misericórdia.

Entrevistado pela nossa emissora, o Presidente do Pontifício Conselho para a Família, Dom Vincenzo Paglia, fala sobre esse evento.

“Não há dúvida de que tenha sido um grande gesto de amor pela Igreja, um grande gesto de humildade diante deste mistério tão grande que a fé do Papa Bento XVI olhava com a certeza de ter como guia o Espírito Santo. Esta dimensão da misericórdia de Deus que sustenta a Igreja o incentivou, por amor à Igreja, a renunciar, e de certo modo tornou ainda mais ‘benta’, se assim posso dizer, a Porta Santa da Basílica de São Pedro quando o Papa Francisco quis passar por ela junto com o Papa emérito Bento XVI.”

Foi emocionante o momento em que Bento XVI, em 8 de dezembro, passou pela Porta Santa como um simples fiel. Nós não vemos o Papa emérito, mas sabemos que ele vive o Jubileu e o vimos neste momento inicial.

“Sim, exacto. Acredito que ele quis com este gesto visível dizer a todos que o Jubileu é um gesto de fé profunda, que ele vive com aquela dimensão espiritual, de primazia do amor e da oração que do ministério petrino ele transferiu para o primado de estar de joelhos, debaixo da Cruz, de estar em oração neste último período da sua vida. Um exemplo extraordinário para todos aqueles que começam a percorrer os últimos anos da própria existência. Realmente, é preciso envelhecer assim. É preciso viver os últimos anos na oração, no recolhimento, no abrir o coração para a Igreja universal, aliás, para o mundo inteiro. O Papa Bento XVI nos indica a espiritualidade do idoso.”

Bento XVI na festa da Divina Misericórdia de 2010 disse: “A misericórdia é o núcleo da mensagem do Evangelho, é o próprio nome de Deus”, palavras que parecem recordar as mesmas do Papa Francisco. Sobre a misericórdia existe uma grande continuidade. Obviamente, o pensamento vai também a João Paulo II.

“Sim, eu iria ainda mais além, quando São João XXIII disse que ‘chegou o tempo da misericórdia’, com o Concílio. Não há dúvida que depois o Papa Paulo VI indicou o Concílio como o Bom Samaritano para o nosso mundo morto: também ali é a misericórdia de Deus que se inclina. São João Paulo II escreveu uma Encíclica, além de instituir o Domingo da Misericórdia, depois da Páscoa. O Papa Bento XVI escreveu a sua primeira Encíclica sobre o amor: “Deus caritas est”. Eis porque penso que este tema da misericórdia de João XXIII vai até o Papa Francisco. Ser misericordiosos é uma maneira de sentir a Igreja, um modo de vivê-la”. (BS/MJ)

Sem comentários:

Enviar um comentário