02 fevereiro, 2016

Card. Braz de Aviz: proximidade no caminho dos consagrados


(RV) Grande emoção e alegria na Sala Paulo VI nesta segunda-feira dia 1 de fevereiro na audiência que o Papa Francisco concedeu aos milhares de consagrados que vieram a Roma para o Jubileu da Vida Consagrada no âmbito do Ano Santo da Misericórdia e que é também a conclusão do Ano da Vida Consagrada.

O Santo Padre disse aos consagrados que eles são chamados a proclamar o Senhor com as suas vidas e não apenas com palavras. O Papa ressaltou três conceitos-chave na sua alocução feita de improviso: profecia, proximidade e esperança.

O Prefeito da Congregação para a Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, o Cardeal brasileiro João Braz de Aviz, fez um breve discurso de saudação ao Papa no qual referiu que nos encontros neste últimos dias do Ano da Vida Consagrada em Roma, as diversas vocações consagradas foram aprofundadas levando em linha de conta as indicações da Carta apostólica de 23 de novembro de 2014: a alegria da consagração, a profecia para ‘despertar o mundo’, o ser ‘especialistas de comunhão’, ir às periferias existenciais, trabalhar em favor dos refugiados, dos pobres, dos excluídos, dos doentes, das crianças, dos jovens e dos idosos.

O Cardeal Braz de Aviz falou, depois da audiência, à RV na reportagem de Bianca Fraccalvieri. Publicamos aqui o registo áudio das suas declarações.

Recordamos que o Ano da Vida Consagrada terá a sua conclusão neste dia 2 de fevereiro com uma Eucaristia presidida pelo Papa Francisco na Basílica de S. Pedro por ocasião do Jubileu da Vida Consagrada neste Ano Santo da Misericórdia.

(RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário