24 janeiro, 2016

Papa: encontrar novos modos para anunciar a misericórdia de Deus




(RV) “Encontrar novas maneiras para anunciar a todos o milagre da Misericórdia de Deus.” Esta é a exortação do Papa Francisco aos bispos filipinos que estão reunidos na sua 112ª Assembleia plenária que teve início nesta sexta-feira (22/01), em Cebu, e prossegue até domingo 24 de janeiro.

A carta, assinada pelo Secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin, foi lida pelo Núncio Apostólico nas Filipinas, Dom Giuseppe Pinto, durante a missa de abertura por ele presidida junto com o Presidente da Conferência Episcopal das Filipinas, Dom Socrates Villegas.

Na mensagem, o Santo Padre volta a sublinhar que a tarefa prioritária da Igreja é anunciar “o amor duradouro de Deus” a todos os homens, e manifesta o desejo de que o Jubileu da Misericórdia seja realmente uma ocasião “para fixar um olhar ainda mais atento sobre a misericórdia a fim de que se possa tornar um sinal mais eloquente da acção do Pai nas nossas vidas”.

Dentre os vários temas abordados pelos bispos se encontra o das próximas eleições presidenciais e legislativas de 9 de maio próximo.

Outro tema é o 51° Congresso Eucarístico Internacional que se abre neste domingo (24/01), em Cebu, com mais de 10 mil participantes provenientes de 57 nações do mundo, e com a presença de 20 cardeais e 50 bispos asiáticos.

O tema escolhido para o congresso é “Cristo em vós, esperança da glória”, extraído da Carta de São Paulo aos Colossenses. O tema sublinha como a tensão escatológica ínsita na Eucaristia oferece um impulso no caminho histórico dos cristãos, colocando a semente da esperança no compromisso de evangelizar cada pessoa no mundo de hoje.

Dentro do tema da esperança será recuperado também o anúncio do dom de Deus aos jovens, do qual a Ásia é riquíssima, e o compromisso em favor dos pobres do continente. (MJ/BS)

Sem comentários:

Enviar um comentário