20 janeiro, 2016

Audiência: cristãos unidos pelo Batismo


(RV) Logo no início da sua alocução o Santo Padre fez referência à leitura bíblica introdutória da audiência retirada da Primeira Carta de S. Pedro (1, Pe 2, 9-10) que foi escolhida, precisamente, por um grupo ecuménico da Letónia que dessa tarefa foi encarregado pelo Conselho Ecuménico das Igrejas e pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos. A este propósito o Papa Francisco recordou a pia batismal da Catedral Luterana da cidade de Riga, capital da Letónia:

“No centro da Catedral Luterana de Riga há uma pia batismal do século XII, do tempo em que a Letónia foi evangelizada por S. Mainardo. Aquela pia batismal é sinal eloquente de uma origem de fé reconhecida por todos os cristãos da Letónia, católicos, luteranos e ortodoxos. Tal origem é o nosso Batismo em comum.”

“O Concílio Vaticano II afirma que ‘o Batismo constitui o vínculo sacramental da unidade que vigora entre todos aqueles que através dele foram regenerados’ (Unitatis redintegratio, 22).”

“A Primeira Carta de Pedro é dirigida à primeira geração de cristãos para toná-los conscientes do dom recebido com o Batismo e das exigências que ele comporta. Também nós, nesta Semana de Oração, somos chamados a redescobrir tudo isto, e a fazê-lo juntos, indo para além das nossas divisões.”

O Papa Francisco sublinhou, assim, que durante esta Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, somos convidados a redescobrir a importância do dom recebido no Batismo, vínculo sacramental da unidade que vigora entre todos os discípulos de Cristo. Todos nós, católicos, ortodoxos e protestantes recebemos o mesmo e único Batismo.

Fazemo-lo porque estamos conscientes de que somos pecadores e necessitamos da salvação – afirmou o Santo Padre – e compartilhamos a experiência de sermos chamados das trevas ao encontro com o Deus vivo e cheio de misericórdia.

Refletir sobre a nossa origem comum na fonte batismal significa, portanto, saber que somos todos irmãos e formamos o povo santo sacerdotal; somos filhos de um único Deus, cuja misericórdia atuante no Batismo é mais forte do que as nossas divisões – observou o Papa.

Por tudo isto o Papa Francisco afirmou que todos os cristãos, podem e devem anunciar a força do Evangelho, comprometendo-se juntos na realização das obras de misericórdia. É uma missão comum a todos os cristãos transmitir aos outros a misericórdia que recebem de Deus, começando pelos mais pobres e abandonados – disse o Papa Francisco na conclusão da sua catequese deixando uma prece para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos:

“Durante esta Semana de Oração, rezemos para que todos nós discípulos de Cristo encontremos o modo de colaborar juntos para levar a misericórdia do pai a cada parte da terra.”

O Santo Padre saudou também os peregrinos de língua portuguesa:

“Dirijo uma cordial saudação aos peregrinos de língua portuguesa aqui presentes. Nesta Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, imploremos a graça de viver os nossos compromissos batismais, numa adesão mais profunda ao Rosto da Misericórdia divina que é Jesus, nossa esperança e nossa paz. Que Deus vos abençoe!”

O Papa Francisco a todos deu a sua benção!

(RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário