10 novembro, 2015

Papa: sonho com uma Igreja italiana próxima da gente, livre do poder




(RV) Ao chegar em Florença, vindo de Prato, o primeiro compromisso de Francisco foi na Catedral da cidade, onde encontrou os participantes no V Congresso Eclesial da Igreja italiana.

O discurso do Santo Padre foi inspirado no tema do Congresso: “O novo humanismo em Cristo Jesus”.

Para Francisco, podemos falar de humanismo somente a partir da centralidade de Jesus, descobrindo Nele os traços do rosto autêntico do homem. “É a contemplação da face de Jesus morto e ressuscitado que recompõe a nossa humanidade, inclusive daquela fragmentada pelas fadigas da vida ou marcada pelo pecado. Não devemos domesticar a potência do rosto de Jesus. O rosto é a imagem da sua transcendência. Jesus é o nosso humanismo”, disse o Papa.

O Pontífice ressaltou que a face de Jesus é semelhante àquela de tantos nossos irmãos humilhados e escravizados. E indicou três sentimentos que caracterizam o humanismo cristão: a humildade, o desinteresse próprio e a bem-aventurança.

Dirigindo-se à Igreja italiana, o Papa recordou que os seus membros não devem ser obcecados pelo poder, evitando pelo menos duas tentações: a do pelagianismo e a do gnosticismo. E recomenda o que escreveu na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, isto é, a inclusão social dos pobres e a capacidade de encontro e de diálogo.

“Este nosso tempo requer viver os problemas como desafios e não como obstáculos”, disse Francisco, que descreveu o que espera da Igreja italiana:

“Apraz-me uma Igreja italiana inquieta, sempre mais próxima dos abandonados, dos esquecidos, dos imperfeitos. Desejo uma Igreja alegre com o rosto de mãe, que compreende, acompanha e acaricia. Sonhai também vós esta Igreja, acreditai nela, inovai com liberdade. Sede criativos ao exprimir o génio que os grandes desta terra, de Dante a Michelangelo, exprimiram de modo inigualável.”

“Não cabe a mim dizer como realizar este sonho”, finalizou Francisco, mas indicou o aprofundamento nos próximos anos da sua Exortação Evangelii Gaudium, de onde colher os critérios práticos e para aplicar as suas directrizes. (BS/BF)

Sem comentários:

Enviar um comentário