10 novembro, 2015

Papa: serviço, homilias breves e tanta misericórdia

(RV) Na Festa da Dedicação da Basílica de S. João de Latrão, o Papa Francisco presidiu nesta segunda-feira, dia 9 de novembro à ordenação episcopal do Mons. Angelo De Donatis. O Santo Padre afirmou que o episcopado é um serviço e não uma honraria. Recomendou homilias breves e a atitude da misericórdia.

Angelo De Donatis é o novo bispo auxiliar de Roma, tem 61 anos e é natural da região italiana da Puglia, no sul do país. Pregou os exercícios espirituais da Quaresma ao Papa e à Curia romana e terá agora a tarefa da formação do clero de Roma.

Na homilia ritual o Santo Padre, refletiu sobre a “alta responsabilidade eclesial a que é chamado o novo bispo”, lembrou que o episcopado é um serviço e não uma honraria: “o bispo deve distinguir-se mais pelo serviço prestado que pelas honrarias recebidas” – disse o Papa que referiu a importância do anúncio da Palavra de Deus:

“Anuncia a Palavra em cada ocasião oportuna e, às vezes, não oportuna; admoesta, censura, mas sempre com doçura; exorta com magnanimidade e doutrina” – sublinhou o Papa Francisco.

“As tuas palavras sejam simples, que todos entendam, que não sejam longas homilias. Permito-me dizer-te: recorda-te do teu pai, de como ficou feliz por ter encontrado uma outra paróquia onde se celebrava a missa sem homilia! Que as homilias sejam a transmissão da graça de Deus: simples, que todos entendam e todos tenham a vontade de se tornarem melhores.”

Recordando os presbíteros, os diáconos e os seminaristas aos quais o novo bispo se vai dedicar, o Papa Francisco, pediu-lhe um “coração” de pai e de irmão. E não esquecer também os mais pobres e indefesos e todos quantos precisam de ajuda: o Santo Padre pediu escuta, uma escuta paciente.

Tomando como estímulo o Jubileu da Misericórdia, que está quase para se iniciar, o Papa Francisco, na conclusão da sua homilia, fez um pedido concreto: mais do que palavras, atitudes de misericórdia:

“Peço-te, como irmão, de ser misericordioso. A Igreja e o mundo têm necessidade de tanta misericórdia. Tu ensinas aos presbíteros, aos seminaristas o caminho da misericórdia. Com palavras, sim, mas sobretudo com a tua atitude.”

(RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário