13 novembro, 2015

Papa: leigos não são membros de segunda categoria




(RV) Nesta quinta-feira dia 12 de novembro o Papa Francisco enviou uma mensagem aos participantes da jornada de estudo promovida pelo Conselho Pontifício para os Leigos com a colaboração da Universidade Pontifícia da Santa Cruz, sobre o tema “Vocação e missão dos leigos. Nos 50 anos do Decreto conciliar “Apostolicam actuositatem”.

Referindo-se ao Concílio Vaticano II e ao Beato Paulo VI, o Papa Francisco que este acontecimento trouxe uma maneira nova de olhar a vocação e a missão dos leigos na Igreja e no mundo, expressa nas duas Constituições conciliares “Lumen gentium” e “Gaudium et spes”.

Segundo o Santo Padre esse novo olhar revela que os leigos não são “membros de segunda categoria” e que não estão ao serviço da hierarquia como “simples executores de ordens provenientes do alto, mas como discípulos de Cristo que, através do Batismo e a sua inserção no mundo, são chamados a animar todo o ambiente, atividade e relação humana segundo o espírito do Evangelho, levando a luz, a esperança e a caridade recebida de Cristo aos lugares que, caso contrário, ficariam sem a ação de Deus e abandonados na miséria da condição humana. Ninguém melhor que os leigos pode desempenhar a tarefa essencial de inscrever a lei divina na vida da cidade terrena” – afirma o Papa Francisco na sua mensagem.

(RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário