12 novembro, 2015

Papa: Eucaristia não é prémio mas força para os pecadores


 
RV) Começou nesta quinta-feira dia 12 de novembro em Mumbai o Congresso Eucarístico indiano. O Cardeal Malcolm Ranjith, arcebispo de Colombo, no Sri Lanka, é o enviado especial do Papa. Participam também os quatro cardeais indianos: Telesphore Toppo, Baselios Cleemis, George Alencherry e Oswald Gracias, além de 71 bispos e 665 delegados de toda a Índia. O Congresso termina no próximo domingo dia 15.

O Papa Francisco participa do Congresso com uma mensagem em formato vídeo. Com o tema “Nutridos pela Eucaristia para nutrir os outros”, “este Congresso é um dom de Deus não só para os cristãos da Índia, mas para toda a população deste país tão rico de diversidades culturais e espiritualidades”, diz o Papa na sua mensagem.

Passo importante da mensagem do Santo Padre é aquele em que o Papa afirma que devemos aprender que “a Eucaristia não é um prémio para os bons mas é força para os frágeis, para os pecadores. E o perdão é o viático que nos ajuda a andar e caminhar.”

O Papa Francisco refere ainda que “os seres humanos de todo o mundo precisam hoje de nutrimento para saciar também fomes como a de amor, de imortalidade, de afeto, atenção, perdão e misericórdia, que podem ser satisfeitas somente com o Pão que vem do alto”.

O Santo Padre explica assim que a Eucaristia não se encerra com a comunhão do corpo e do sangue, mas nos conduz à solidariedade com os outros, afirmando que “quem é saciado e nutrido por Cristo não pode ficar indiferente quando vê os seus irmãos e irmãs sofrerem na indigência e na fome. São chamados a levar a alegria do Evangelho àqueles que ainda não a receberam; e reforçados pelo Pão Vivo, serem portadores de esperança àqueles que vivem nas trevas e no desespero”.

O Papa encerra a mensagem fazendo votos de que o Congresso Eucarístico seja ocasião para a união de todos no amor.

(RS/CM)

Sem comentários:

Enviar um comentário