16 outubro, 2015

Papa: a hipocrisia é um vírus que a oração vence

(RV) Sexta-feira, 16 de outubro – na homilia da Missa em Santa Marta o Papa Francisco afirmou que a hipocrisia é um vírus que a oração consegue vencer. A hipocrisia seduz com as mentiras permanecendo na sombra, mas a oração salva-nos dessa atitude farisaica.

A hipocrisia insinua-se com o “fascínio da mentira” – afirmou o Santo Padre recordando a cena retratada por S. Lucas na passagem do Evangelho do dia: ‘Jesus e os discípulos, no meio de uma multidão que pisa nos próprios pés, de tão numerosa que é, chamando a atenção para a advertência sincera de Cristo aos seus discípulos: “Atentos ao fermento dos fariseus”. “O fermento é uma coisa muito pequena” – sublinhou o Papa, mas como Jesus fala sobre ele é como se quisesse dizer “vírus”. O vírus da hipocrisia. Tal como “um médico” que diz “aos seus colaboradores” para estarem atentos aos riscos de um “contágio”:

“A hipocrisia é aquele modo de viver, de agir, de falar que não é claro. Talvez sorri, talvez é sério ... Não é luz, não é escuridão ... Move-se de uma maneira que parece não ameaçar ninguém, assim como a serpente, mas tem o fascínio do claro-escuro. Tem o fascínio de não ter as coisas claras, de não dizer as coisas claramente; o fascínio da mentira, das aparências ... Aos fariseus hipócritas, Jesus dizia também que eles estavam cheios de si mesmos, de vaidade, que eles gostavam de caminhar nas ruas, mostrando que eles eram importantes, pessoas cultas ...”.

Jesus, no entanto, tranquiliza a multidão. “Não tenham medo”, diz ele, porque “não há nada escondido que não será revelado, nem segredo que não será conhecido” – recordou o Santo Padre dizendo que esta hipocrisia, este fermento dos fariseus, é um vírus que leva à morte:

“Este fermento é um vírus que faz adoecer doente e faz-te morrer. Cuidado! Este fermento leva-te às trevas. Cuidado! Mas há alguém que é maior do que isso: é o Pai que está nos céus. “Cinco pássaros não se vendem por duas moedas? No entanto, nenhum deles é esquecido diante de Deus. Até os cabelos da sua cabeça estão todos contados”. E, em seguida, a exortação final: “Não tenham medo! Vocês valem mais do que muitos pássaros”. Diante de todos estes medos que nos colocam aqui e ali, e que nos coloca o vírus, o fermento da hipocrisia farisaica, Jesus diz-nos: “Há um Pai. Há um pai que vos ama. Há um Pai que cuida de vós'”.

E há uma só maneira para evitar o contágio, diz o Papa Francisco, é o caminho indicado por Jesus: rezar.

“Rezemos. Rezemos tanto. 'Senhor, protege a tua Igreja’…” (RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário