28 outubro, 2015

Nostra aetate: briefing com representantes de várias religiões



(RV) Nesta quarta-feira, dia 28 de outubro, o Papa Francisco recordou, na audiência geral na Praça de S. Pedro, os 50 anos da Declaração do Concílio Vaticano II Nostra aetate sobre as relações da Igreja Católica com as religiões não cristãs. Estiveram presentes representantes de diversas tradições religiosas.

No princípio da tarde, após a audiência geral, decorreu um briefing com os jornalistas, na Sala de Imprensa da Santa Sé, com alguns dos participantes do Encontro Internacional que está a decorrer, por estes dias em Roma, numa organização da Universidade Pontifícia Gregoriana.
Destacamos aqui a intervenção do rabino argentino Claudio Epelman, director executivo do Congresso Judeu Latino-Americano que conheceu o cardeal Bergoglio quando era arcebispo de Buenos Aires:

 “Today we have been witnesses of something historic: in Saint Peter’s Square…

Hoje fomos testemunhas de um evento histórico: na Praça de S. Pedro, o Papa falou ao público católico da relação com as outras religiões. Penso que a linguagem do Papa consista muito na sua gestualidade, não apenas nas palavras. Vimos como ele se relaciona com as pessoas e connosco, representantes das outras religiões.”

Neste encontro com os jornalistas estiveram também presentes Abdellah Redouane, secretario geral do Centro islâmico cultural de Italia, o rabino David Rosen, diretor internacional para as relações inter-religiosas do Comité Judeu Americano, Swami Chidananda, fundador da Ong indiana Fowai Forum e Samani Pratibha Pragya, da Jain Vishwa Bharati de Londres.

(RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário