18 outubro, 2015

Canonizações: a alegria de servir

(RV) A Igreja tem quatro novos santos que foram canonizados neste domingo dia 18 de outubro pelo Papa Francisco na Praça de S. Pedro em Roma. São eles:

-Vincenzo Grossi, sacerdote diocesano italiano, fundador do Instituto das Filhas do Oratório, beatificado pelo Papa Paulo VI em 1975.

- Maria da Imaculada Conceição, religiosa, superiora-geral da Congregação das Irmãs da Companhia da Cruz, beatificada em setembro de 2010;

- e dois leigos e pais de família: Luis Martin e Maria Zélia Guérin, proclamados beatos em 2008, pais de Santa Terezinha do Menino Jesus, Padroeira das Missões e Doutora da Igreja.
Na homilia da Missa o Papa Francisco exortou a uma mudança de mentalidade, devendo-se passar da cobiça do poder à alegria do servir.

O Santo Padre afirmou que as leituras do dia propõem o tema do serviço que nos chamam a seguir Jesus no caminho da humildade e da cruz.

Em particular, o Papa referiu o Evangelho de S. Marcos que neste domingo nos descreve a passagem em que Tiago e João pedem a Jesus lugares de honra no Reino de Deus, segundo a sua visão hierárquica do reino. “A resposta de Jesus a estes discípulos é um convite a segui-Lo no caminho do amor e do serviço, rejeitando a tentação mundana de querer ser primeiro e comandar os outros” – sublinhou o Papa Francisco.

“Jesus convida-nos a mudar de mentalidade” – declarou o Santo Padre – “e a passar da cobiça do poder à alegria de desaparecer e servir, a erradicar o instinto do domínio sobre os outros e a exercitar a virtude da humildade.”

È a glória do ‘abaixamento’ – salientou o Papa – de um Deus que é servo e se faz dom entregando toda a sua vida.

Desta forma – concluiu o Santo Padre – qualquer tipo de ambições e intenções de ascensão social são incompatíveis com a sequela de Cristo, ou seja, existe uma incompatibilidade entre “honras, sucesso, fama e triunfos terrenos e a lógica de Cristo Crucificado”:

“A sua glória não é aquela das ambições ou da sede de domínio, mas é a glória de amar os homens, assumir e partilhar as suas debilidades e oferecer-lhes a graça que cura, acompanhar aos homens com ternura infinita, acompanhá-los no seu atribulado caminho.”

Recordamos que durante o Sínodo Ordinário dos Bispos sobre a Família que decorre no Vaticano neste mês de outubro, os fiéis podem venerar as relíquias da Santa Teresinha de Lisieux e dos seus pais, na Basílica de Santa Maria Maior, no centro de Roma. As urnas com as suas relíquias encontram-se na Capela de Nossa Senhora “Salus Populi Romani”.

(RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário