15 setembro, 2015

Sínodo: 45 nomeações pontifícias e 17 casais entre os observadores

(RV) Foi anunciada nesta terça-feira (15/09) a lista dos participantes na XIV Assembleia Geral ordinária do Sínodo dos Bispos sob o tema "A vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo", que se realizará no Vaticano de 4 a 25 de outubro próximos.

Atenções voltadas para os 45 padres sinodais nomeados pelo Papa, foram 26 no Sínodo precedente sobre a família, realizado em outubro de 2014, entre os quais 15 italianos. Depois de Francisco, presidente da Assembleia, seguem na lista o Cardeal Lorenzo Baldisseri, Secretário-Geral, e depois os Presidentes delegados, os Cardeais André Vingt-Trois, arcebispo de Paris, Luis Antonio G. Tagle, arcebispo de Manila, Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida e Wilfrid Fox Napier, arcebispo de Durban, em seguida, o Relator geral, Cardeal Péter Erdo, arcebispo de Esztergom-Budapeste, o Secretário especial, o arcebispo Bruno Forte e o Secretário-adjunto, o bispo Fabio Fabene.

Estão depois 22 representantes das Igrejas Orientais Católicas. E os eleitos das Conferências Episcopais de todos os continentes, 44 de Países africanos, 45 da América, dos quais 4 dos EUA e outros 4 do Canadá, 23 da Ásia, 47 da Europa, 5 da Oceânia. Entre os Padres sinodais encontram-se também 10 eleitos da União dos Superiores Gerais. Em seguida, 25 chefes de Departamentos (dicastérios) da Cúria Romana. Finalmente, os 23 colaboradores do Secretário especial, 15 sacerdotes e 8 leigos, entre os quais duas mulheres. Bastante relevante o número de auditores e auditoras, ao todo 51, todos leigos, entre os quais 17 casais, para além de um pároco e três religiosas.

Finalmente, 12 membros da Secretaria geral e dois seus colaboradores e os responsáveis ​​pela divulgação das notícias, para além do padre Federico Lombardi e o padre Ciro Benedettini, três encarregados para o francês, alemão e espanhol. De notar, enfim, 14 delegados fraternos das Igrejas Ortodoxa, Luterana, Metodista e de outras denominações cristãs. (BS)

Sem comentários:

Enviar um comentário