14 setembro, 2015

Papa: seguir o caminho da Cruz para vencer o mal

(RV) Segunda-feira, 14 de setembro: na Missa em Santa Marta o Papa Francisco celebrou a Festa da Exaltação da Santa Cruz. Presentes também os purpurados que integram o Conselho de Cardeais. O Santo Padre reafirmou que o caminho do cristão é baixar-se para servir.

Referindo-se ao protagonismo da serpente do mal nas leituras deste dia, o Santo Padre falou da sua astúcia de uma sedução que encanta para depois levar à ruína:

“Promete-te tantas coisas, mas na hora de pagar paga mal, é um mau pagador. Mas tem esta capacidade de seduzir, de encantar: Paulo zanga-se com os cristãos da Galácia que lhe deram tanto que fazer e diz-lhes: ‘Mas, tontos Gálatas, quem é que vos encantou? Vós que fostes chamados à liberdade quem é que vos encantou? E a estes corrompeu-os a serpente. E isto não é uma coisa nova, estava na consciência do povo de Israel.”

O Papa Francisco recordou a figura da serpente de bronze que o Senhor mandou Moisés erguer, que era uma profecia e uma promessa da “figura de Jesus erguido na Cruz.” Tal como disse Paulo: ‘Jesus fez-se pecado por nós’ – frisou o Papa – baixou-se para nos salvar. E é este o caminho dos cristãos:

“Quando vemos Jesus na Cruz, e existem belas pinturas, mas a realidade é uma outra: estava todo rasgado, ensanguentado pelos nossos pecados. Este é o caminho que Ele tomou para vencer a serpente no seu campo. Olhar a Cruz de Jesus, mas não aquelas cruzes artísticas bem pintadas; olhar a realidade, o que era a cruz naquele tempo. E olhar o seu percurso e a Deus, que se aniquilou a si próprio, baixou-se para nos salvar. Também este é o caminho do cristão.”

(RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário