07 agosto, 2015

Papa: mensagem nos 500 anos de evangelização de Timor-Leste

(RV) O Papa Francisco enviou uma mensagem pelos 500 anos da evangelização de Timor-Leste, por ocasião da Festa da Assunção de Nossa Senhora de dia 15 de agosto.

O portador da mensagem será o Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano, nomeado como delegado pontifício para as celebrações em programa na capital Dili.

Na sua mensagem o Papa Francisco recorda os missionários dominicanos que com “coragem realizaram uma grande viagem”, superando “incontáveis dificuldades” para levar o Evangelho àquelas paragens aonde chegaram em 1515 na parte oriental da ilha de Timor, colonizada pelos portugueses.

O Santo Padre refere-se também à independência do país conseguida em 1975 e que sofreu logo a seguir a invasão da Indonésia provocando mais lutas e conflitos sanguinários.

A República Democrática de Timor-Leste é hoje um país livre e independente. O Papa na sua mensagem realça o papel da Igreja em todo o processo de auto determinação e independência, e hoje em dia a sua missão de “consciência crítica da nação” como convida o Papa na sua mensagem.

Recordando os bispos que vieram a Roma em visita ad Limina no ano passado, o Santo Padre afirmou que a Igreja deve ter a liberdade de anunciar o Evangelho em modo integral, mesmo quando vai contra a corrente, “defendendo os valores que recebeu e aos quais deve permanecer fiel”. Os mesmos valores que inspiraram os primeiros missionários de Timor-Leste que ali chegaram, comemoram-se agora cinco séculos.

(RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário