16 maio, 2015

Santas palestinianas: esperança para uma terra que sofre

(RV) Neste domingo dia 17 de maio serão canonizadas pelo Papa Francisco na Praça de S. Pedro duas religiosas palestinianas. Presentes em Roma mais de duas mil pessoas da Terra Santa que participarão na celebração. O grupo é guiado pelo Patriarca Latino de Jerusalém, D. Fouad Twal. Também estarão presentes na Praça de S. Pedro o presidente da Autoridade Nacional Palestiniana, Mahmoud Abbas, e uma delegação israelita.

As religiosas palestinianas são a irmã Maria Alfonsina Danil Ghattas e a irmã Maria de Jesus Crucificado Baouardy que serão proclamadas santas pelo Papa Francisco juntamente com as beatas Giovanna Emilia De Villeneuve e Maria Cristina da Imaculada Conceição.

A Irmã Maria Alfonsina Danil Ghattas fundou a Congregação das Irmãs do Rosário de Jerusalém. Nasceu em 1843 e morreu 1927. A Irmã Maria de Jesus Crucificado Baouardy, monja da Ordem dos Carmelitas Descalços, nasceu em 1846 e faleceu em 1878.

Na conferência de imprensa de apresentação desta celebração, na sexta-feira dia 15, esteve presente o Padre Rifat Bader, diretor do Centro Católico para os Estudos e os Media de Amã na Jordânia, que falou sobre o significado destas canonizações para toda a Terra Santa:

“Jesus Cristo veio nesta terra e nela os apóstolos viveram com Jesus. Portanto, é normal ter novos santos. É realmente uma bênção de Deus para todos os homens da Terra Santa. Para a Palestina é um ato de encorajamento do Santo Padre para com essa terra que sofre, numa região sempre em conflito. Esperamos que essa canonização possa ser um incentivo de fé para os cristãos e um sinal de esperança para todos os cidadãos”,

 “São irmãs, consagradas, mas também cidadãs de uma terra que historicamente se chama Palestina. Agora, Terra Santa significa também dois povos. Nós árabes, palestinianos e jordanos, reconhecemos essas duas santas como fruto da civilização árabe-cristã que está aqui há muitos anos. É realmente uma esperança para os palestinianos porque eles sofrem muito. Esta esperança, também com a presença do Presidente Mahmoud Abbas, será mais um incentivo para os palestinianos a fim de que possam ter o seu Estado independente. Esta não é uma festa política, mas uma festa espiritual, de fé para os cristãos primeiramente, mas também para todos os cidadãos para que tenham sempre aquela humildade e simplicidade das duas santas, sem o uso da força e das armas.” (RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário