08 maio, 2015

Papa: na Igreja discute-se como irmãos para fazer unidade

(RV) Sexta-feira, 8 de maio: na Missa em Santa Marta o Papa Francisco afirmou que na Igreja discute-se como irmãos para fazer unidade. E isso é obra do Espírito Santo. É o Espírito Santo que faz a novidade e cria ‘movimento’ na Igreja, mesmo que aparentemente pareça confusão – advertiu o Papa – mas o Espírito Santo quando acolhido em oração e com espírito de diálogo, gera sempre unidade entre os cristãos. A Missa de hoje foi dedicada pelo Papa Francisco à sua pátria, no dia de Nossa Senhora de Lujan, Padroeira da Argentina.  

Tomando como estímulo de reflexão a leitura dos Atos dos Apóstolos proposta pela liturgia do dia, o Santo Padre mencionou as situações de confronto e conflito que a primeira comunidade cristã teve que viver.

A leitura do dia narra a conclusão do primeiro Concílio de Jerusalém que estabeleceu, depois de alguns atritos, as poucas e simples regras que deviam ser observadas pelos novos convertidos ao Evangelho.

O problema - recordou o Santo Padre – é que antigamente, havia uma luta interna entre os chamados ‘fechados’ – grupo de cristãos muito ‘presos à lei’, que queriam ‘impor as condições do hebraísmo aos novos cristãos’ – e Paulo de Tarso, o Apóstolo dos pagãos, firmemente contrário a esta posição. E resolvem o problema reunindo, discutindo, dialogando, mas como irmãos, por obra do Espírito Santo – afirmou o Papa Francisco:

“Como resolvem o problema? Reúnem-se e cada um dá o seu parecer, dá a sua opinião. Discutem, mas como irmãos e não como inimigos. Não fazem correntes para vencer, não vão aos poderes civis para ganhar, não matam para triunfar. Procuram o caminho da oração e do diálogo. Mesmo com opiniões totalmente opostas, dialogam e entram em acordo. É obra do Espírito Santo”.

O Santo Padre concluiu a sua homilia pedindo ao Senhor que nos envie sempre o Espírito Santo e que a “Igreja saiba ser fiel aos movimentos que o Espírito Santo faz”. (RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário