07 maio, 2015

Papa Francisco: o verdadeiro amor é concreto e comunica


(RV) Quinta-feira, 7 de maio: na Missa em Santa Marta o Papa Francisco afirmou que o verdadeiro amor é concreto e comunica. Mesmo os monges de clausura, não se isolam, e comunicam muito.

Tomando as palavras do Evangelho do dia, em que Jesus nos pede de “permanecer no seu amor”, o Santo Padre dá-nos dois critérios para distinguir o verdadeiro do não verdadeiro amor: o primeiro critério é que o amor está “mais nas ações do que nas palavras”. É naquilo que é concreto que se encontra o verdadeiro amor:

“Ou seja, o verdadeiro amor é concreto, está nas obras, é um amor constante. Não é um simples entusiasmo. Mesmo tantas vezes é um amor doloroso: pensemos no amor de Jesus levando a Cruz.”

O segundo critério para distinguir o verdadeiro amor é que se o amor é comunicado não fica isolado – afirmou o Santo Padre que considerou que o amor dá de si próprio e recebe, faz-se aquela comunicação que há entre Pai e Filho, uma comunicação que é feita pelo Espírito Santo. Nem sequer os monges e as monjas estão isolados e, segundo o Papa, comunicam e comunicam tanto. Por isso, “não há amor sem comunicar-se, não há amor isolado.”

E quando o amor se isola não é amor, é egoísmo – advertiu o Papa que concluiu a sua homilia afirmando que não é fácil, mas, permanecer no amor de Jesus significa “fazer” e significa “capacidade de comunicar-se, de diálogo, seja com o Senhor, seja com os irmãos”. (RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário