02 maio, 2015

Papa à Expo 2015: “globalizar a solidariedade”

(RV) Na manhã deste dia 1º de Maio, Dia do Trabalhador, foi a inauguração da Exposição Universal de Milão 2015 que terá as suas portas abertas até ao próximo dia 31 de outubro. O tema deste grande evento é: “Nutrir o planeta, energia para a vida”.

O Papa Francisco participou na cerimónia de inauguração através de uma ligação vídeo em direto. Na sua breve alocução o Santo Padre fez-se porta-voz dos pobres do mundo pedindo que esta Expo Milão 2015 seja uma propícia ocasião para “globalizar a solidariedade”.

Fazendo referência ao tema: “Nutrir o planeta, energia para a vida”, o Santo Padre salientou a sua importância, exortando todos os que visitarem os maravilhosos pavilhões da Expo a verem os rostos dos verdadeiros protagonistas do evento: “os rostos dos homens e mulheres que têm fome e que adoecem e até mesmo morrem por uma alimentação demasiado carente ou nociva.”

De seguida, no seu discurso, o Papa Francisco recordou a expressão de João Paulo II usada numa conferência na FAO em 1992: paradoxo da abundância. Também a Expo 2015 em alguns aspetos faz parte deste paradoxo, se obedecer à cultura do descartável – disse o Papa que evidenciou ser esta Expo uma oportunidade de mudança de mentalidade que passe a pensar que cada nossa ação quotidiana tem um impacto em tantos homens, mulheres e crianças que morrem de fome no mundo.

O Papa referiu-se ainda aos investigadores, empresários e comerciantes do setor alimentar desejando que este evento possa envolvê-los num “grande projeto de solidariedade” para nutrir o planeta respeitando o ambiente.

No final da sua mensagem o Santo Padre recordou todos os trabalhadores que construíram esta Expo 2015 e finalizou pedindo a Deus que nos dê a “verdadeira energia para a vida: o amor para partilhar o pão, o ‘nosso pão quotidiano’, em paz e fraternidade. (RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário