17 maio, 2015

Canonizações – Papa: testemunhar e permanecer no amor

(RV) Na manhã deste domingo, dia 17 de maio, a Praça de S. Pedro, encheu-se de fiéis para a celebração de quatro novas santas. O Papa Francisco presidiu à canonização de quatro religiosas: a italiana Irmã Maria Cristina da Imaculada Conceição (1856-1906) a francesa Irmã Giovanna Emilia de Villeneuve (1811-1854) e duas religiosas palestinianas, a Irmã Maria Alfonsina Danil Ghattas (1843-1927) e a Irmã Maria de Jesus Crucificado Baouardy (1846-1878).

Na sua homilia o Santo Padre, refletindo sobre as leituras deste domingo retiradas dos Atos dos Apóstolos e do Evangelho sublinhou dois verbos essenciais: testemunhar e permanecer. Testemunhar a ressurreição de Jesus e permanecer em Cristo ressuscitado e no seu amor.

Os Apóstolos foram os primeiros a viver esta atitude e hoje em dia são os santos a testemunharem esta unidade com Cristo como os ramos da videira – afirmou o Papa Francisco que recordou as quatro religiosas que foram canonizadas nesta celebração:

“Este é o segredo dos santos: viver em Cristo, unidos a ele como os ramos da videira, para levar muito fruto. E este fruto não é outra coisa que não seja o amor. Este amor resplendece no testemunho da Irmã Giovanna Emilia de Villeneuve, que consagrou a sua vida a Deus e aos pobres, aos doentes, aos presos, aos explorados, tornando-se para esses e para todos, sinal concreto do amor misericordioso do Senhor.”

“A relação com Jesus Cristo é a atmosfera em que vive o cristão e na qual encontra a força de ser fiel ao Evangelho, mesmo no meio dos obstáculos e às incompreensões. “Permanecer no amor: isto fez também Irmã Maria Cristina Brando. Ela foi completamente conquistada pelo amor ardente pelo Senhor e a partir da oração, do encontro com Jesus ressuscitado, presente na Eucaristia, recebia a força para suportar os sofrimentos e dar-se como pão partido a tantas pessoas distantes de Deus e esfomeadas do amor autêntico.”

Sem comentários:

Enviar um comentário