25 março, 2015

Audiência: rezar pelo Sínodo. Nenhuma família excluída



(RV) Quarta-feira, 25 de março: Audiência Geral com o Papa Francisco na Praça de S. Pedro repleta de fiéis numa manhã muito chuvosa em Roma. Neste dia 25 de março a Igreja celebra a Solenidade da Anunciação, quando o Anjo Gabriel anunciou à Virgem Maria que ela daria à luz o Filho de Deus feito homem. Tem assim início o mistério da Encarnação do Verbo divino, que quis nascer numa família humana.

Esta foi uma audiência especial dedicada sobretudo à oração pela família como propôs o Papa Francisco recordando as palavras do Anjo à Virgem Maria:

“Ave Maria, cheia de graça,
O Senhor é convosco…”

Nesta quarta-feira também se celebra a Jornada pela Vida – recordou o Santo Padre – neste contexto, é preciso reafirmar o compromisso da Igreja junto da família, duas realidades unidas por um laço sagrado e inviolável. A Igreja, como mãe, nunca abandona a família, mesmo quando ela cai no pecado ou se afasta da Igreja. Esta não poupa esforços para cuidar, curar e convidar as famílias à conversão e à reconciliação com o Senhor – afirmou o Papa Francisco.

Para cumprir esta missão, a Igreja precisa de muita oração! – sublinhou o Santo Padre que, logo de seguida, renovou o apelo para que se reze pelo Sínodo dos Bispos sobre a família do próximo mês de outubro. Uma oração que, segundo o Papa Francisco, ajudará a Igreja no compromisso de dar testemunho da verdade do amor de Deus e da sua misericórdia pelas famílias, de modo que nenhuma se sinta excluída ou continue “cansada e abatida, como ovelha que não tem pastor”. Desta forma – considerou ainda o Santo Padre – a Igreja poderá ser ainda mais empenhada e unida no “testemunho pela verdade do amor de Deus e da sua misericórdia pelas famílias do mundo, nenhuma excluída, esteja dentro ou fora do redil.”

E neste momento da audiência foi recitada oração pelo Sínodo da Família que o Santo Padre pediu seja repetida com insistência nos próximos meses por toda a Igreja:

“Jesus, Maria e José,
em Vós, contemplamos
o esplendor do verdadeiro amor,
a Vós, com confiança, nos dirigimos.
Sagrada Família de Nazaré,
tornai também as nossas famílias
lugares de comunhão e cenáculos de oração,
escolas autênticas do Evangelho
e pequenas Igrejas domésticas.
Sagrada Família de Nazaré,
que nunca mais se faça, nas famílias, experiência
de violência, egoísmo e divisão:
quem ficou ferido ou escandalizado
depressa conheça consolação e cura.
Sagrada Família de Nazaré,
que o próximo Sínodo dos Bispos
possa despertar, em todos, a consciência
do carácter sagrado e inviolável da família,
a sua beleza no projeto de Deus.
Jesus, Maria e José,
escutai, atendei a nossa súplica. Amen”

Nesta audiência geral o Papa Francisco saudou também os peregrinos de língua portuguesa:

“Saúdo os peregrinos de língua portuguesa, particularmente os fiéis do Outeiro da Cortiçada e da Diocese de Taubaté. Nesta última etapa quaresmal, faço votos de que a vossa peregrinação a Roma fortaleça em todos a fé e consolide, no amor divino, os vínculos de cada um com a sua família, com a comunidade eclesial e com a sociedade. Que Nossa Senhora vos acompanhe e proteja!”

Nas saudações em italiano o Papa Francisco lançou um apelo pela situação de graves problemas económicos na Província de Vibo Valentia em Itália. Em particular o Santo Padre uniu-se às intervenções do bispo daquela diocese D. Luigi Renzo em defesa das populações que estão em dificuldade.

A este propósito o Papa Francisco renovou o seu apelo para que não prevaleça a lógica do lucro mas a da solidariedade e da justiça:

“Quando não se ganha o pão, perde-se a dignidade! Este é o drama do nosso tempo, especialmente para os jovens, os quais, sem trabalho, não têm perspetivas para o futuro e podem tornar-se fáceis presas das organizações malfeitoras. Por favor, lutemos por isto: a justiça do trabalho. Devemos lutar por isto.”

O Papa Francisco a todos deu a sua bênção!

(RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário