15 março, 2015

Angelus: o amor de Deus é gratuito e sem limites



(RV) Domingo, 15 de março, grande multidão na Praça de S. Pedro para a oração do Angelus com o Papa Francisco. O calendário litúrgico marca o IV domingo da Quaresma e o Santo Padre começou a sua mensagem recordando o Evangelho do dia que nos fala do diálogo entre Jesus e Nicodemus. Nessa passagem ressalta a afirmação de que Deus amou tanto o mundo que nos deu o seu Filho Unigénito.

Segundo o Papa Francisco, Deus ama-nos sem limites, desde logo, demonstrando-o na criação tal como proclama a liturgia na oração eucarística IV: ‘Deste origem ao universo para fundir o teu amor sobre todas a criaturas e alegrá-las com os esplendores da luz’.

Na origem do mundo existe só o amor livre, gratuito e sem limites do Pai – afirmou o Santo Padre que prosseguiu citando o texto da oração eucarística IV:

“‘E quando pela sua desobediência, o homem perdeu a tua amizade, tu não o abandonaste no poder da morte, mas na tua misericórdia vieste ao encontro de todos’. Deus veio com a sua misericórdia.”

O Papa Francisco declarou que da história da salvação ressalta a gratuidade do amor de Deus: o Senhor escolhe o seu povo não porque o mereça mas porque é o mais pequeno entre todos os povos…”

Deus nunca abandona o seu povo – concluiu o Papa que citou S. Paulo que nos diz que Deus, é “rico de misericórdia” e com a Cruz de Cristo nos deu a prova suprema do seu amor.

Após a oração do Angelus o Papa Francisco lamentou o ataque terrorista desta manhã contra duas igrejas cristãs no Paquistão, assegurou a sua proximidade para com as vítimas e implorou “o dom da paz desejando que esta perseguição aos cristãos que o mundo procura esconder, acabe e exista a paz”.

O Papa Francisco saudou os vários grupos presentes e a todos desejou um bom domingo e um bom almoço. (RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário