10 fevereiro, 2015

Ucrânia: o apelo do Papa é para todas as partes envolvidas



(RV) A Santa Sé acompanha com atenção as situações de crise nas várias partes do mundo, entre as quais nas regiões orientais da Ucrânia. Foi o que afirmou o Director da Sala de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, durante uma conferência de imprensa realizada na manhã desta terça-feira, no Vaticano. Com a escalada do conflito que tem provocado numerosas vítimas inocentes, o Papa Francisco tem renovado apelos em favor da paz em diversas ocasiões.

Nos pronunciamentos a este respeito, o Santo Padre tem convidado os fiéis a rezar pelos mortos e feridos ao mesmo tempo em que destaca a urgência de serem retomadas as negociações “como único caminho possível para sair da lógica do aumento das acusações recíprocas”.

Diante das diversas interpretações que foram dadas às palavras do Papa Francisco, especialmente aquelas pronunciadas no dia 4 de fevereiro, o Padre Lombardi considera oportuno explicar que o Santo Padre “sempre teve a intenção de se dirigir a todas as partes envolvidas, confiando no esforço sincero de cada uma delas para aplicar as decisões tomadas de comum acordo, e chamando a atenção para o princípio de legalidade internacional, ao qual a Santa Sé fez referência diversas vezes desde o início da crise”. “Como repetia frequentemente São João Paulo II – recordou Padre Lombardi – a humanidade deve encontrar a coragem de substituir o direito da força pela força do direito”.

De 16 a 21 de fevereiro os Bispos ucranianos farão a sua visita ad Limina, um momento “aguardado com muita alegria” pelo Papa Francisco, disse o Director da Sala de Imprensa da Santa Sé. O encontro será uma oportunidade para o Santo Padre “encontrar aqueles irmãos Bispos, ser informado directamente sobre a situação daquele querido país, para confortar a Igreja e quantos sofrem e para avaliarem juntos os caminhos de reconciliação e de paz”. (BS/JE)

Sem comentários:

Enviar um comentário