06 fevereiro, 2015

Scholas: encontro com Papa Francisco em vídeo conferência


(RV) O Papa Francisco encontrou-se na tarde desta quinta-feira com os participantes do IV Encontro Mundial da “Scholas Ocurrentes”. Falou-lhes de pontes para alcançar a harmonia para reconstruir o pacto educativo.

Construir pontes e alcançar a harmonia para reconstruir o pacto educativo, Esta a frase que pode resumir o discurso do Papa Francisco na conclusão do IV Encontro Mundial da “Scholas Ocurrentes”. As ‘Scholas’ nasceram em Buenos Aires por iniciativa do então Arcebispo Jorge Bergoglio e são uma rede internacional que une estudantes de todo o mundo à volta de um programa educativo baseado na arte, no desporto e na tecnologia. O objetivo é promover a integração social e a cultura do encontro e da inclusão nas escolas.

O Papa Francisco esteve em vídeo conferência com a América do Norte e do Sul, África e Austrália. Hoje o projeto Scholas une mais de 400 institutos espalhados pelo mundo.

O Santo Padre falando de improviso e em espanhol afirmou que em cada jovem há um tesouro sendo necessário descobri-lo e dá-lo a conhecer para alcançar a harmonia que é a capacidade de entender e dar valor às diferenças. E só assim será possível, sublinhou o Santo Padre, reconstruir o pacto educativo que foi quebrado pela delegação da educação dos jovens que a sociedade e as famílias fizeram nos profissionais da educação.

Para o Papa Francisco o pacto educativo pode-se reconstruir, precisamente através de projetos como aquele da “Scholas Ocurrentes”, apostando nos caminhos da cultura, do desporto e da ciência por forma a edificar pontes.

O Santo Padre acentuou ainda que este pacto educativo deve ser assumido por todos assumindo as tradições históricas de cada país procurando o valor da beleza através da música, da pintura, da escultura e da literatura.

No final do encontro o Papa Francisco falou com os jovens em ligação vídeo, ouvindo os seus testemunhos de vida.(RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário