10 fevereiro, 2015

Papa: Deus procura-se. Cristãos sentados não conhecem o rosto de Deus


(RV) Terça-feira, 10 de fevereiro: Deus procura-se. Os cristãos que estão sentados e quietos não conhecerão o rosto de Deus – esta a mensagem principal do Papa Francisco na homilia da Missa celebrada na Capela da Casa de Santa Marta. Se um cristão quer conhecer a sua identidade, não pode estar cómodo na poltrona – disse o Santo Padre que partindo da leitura do Genesis que apresenta a criação do ser humano à ‘imagem de Deus’ medita sobre os caminhos que existem para um cristão que queira conhecer a sua identidade:

“Quem não se coloca a caminho, jamais conhecerá a imagem de Deus, jamais encontrará a face de Deus. Os cristãos sentados, quietos, nunca descobrirão o rosto de Deus, jamais o conhecerão. Para caminhar, é preciso uma certa inquietude, que o próprio Deus colocou no nosso coração e que nos leva a busca-lo dia-a-dia”.

Colocar-se em caminho é deixar que Deus ou a vida nos coloque à prova, colocar-se em caminho é arriscar” – afirmou o Papa Francisco que recordou ainda que existe uma outra forma de estar quieto e parado e, portanto, falsificar a busca de Deus, que é aquela que acontece na passagem do Evangelho em que os escribas e os fariseus criticam Jesus porque os seus discípulos comem sem ter respeitado as lavagens rituais:

“No Evangelho, Jesus encontra pessoas que têm medo de colocar-se em caminho e que se conformam com uma caricatura de Deus. É uma falsa carteira de identidade. Esses não-inquietos calaram a inquietude do coração e retratam Deus com mandamentos…”

Na conclusão da sua homilia o Papa Francisco pediu ao Senhor que nos dê a todos “a graça da coragem de nos colocarmos a caminho, para buscar o rosto do Senhor, aquele rosto que um dia veremos, mas que aqui, sobre a Terra, temos que procurar” arriscando nos caminhos da vida. (RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário