02 fevereiro, 2015

Papa aos Bispos da Lituânia: defendei a família das ideologias que a destabilizam

 
(RV) O Papa Francisco recebeu em audiência na manhã desta segunda-feira, 02 de fevereiro, os bispos da Lituânia em visita “ad limina postolorum”. A um episcopado formado por bispos jovens mas também por aqueles que atravessaram o triste período da perseguição, o Papa disse antes de tudo que a Lituânia teve sempre pastores próximos do seu rebanho e solidários com ele. Ao longo da história da nação estes pastores têm acompanhado com solicitude o seu povo, não apenas no caminho da fé e no lidar com as dificuldades materiais, mas também na construção civil e cultural da sociedade, que hoje encontra o seu substrato histórico e a própria identidade na força do Evangelho e no amor à Virgem Maria. E o Papa Francisco disse aos bispos que eles eram herdeiros desta história e deste património de caridade pastoral.

O Papa sublinhou depois que, por muito tempo a Igreja na Lituânia foi  oprimida por regimes fundados sobre ideologias contrárias à dignidade e à liberdade humana, mas hoje ela deve confrontar-se com outras insídias, como o secularismo e o relativismo. E por isso, para além do anúncio incansável do Evangelho e dos valores cristãos, não se deve esquecer o diálogo construtivo com todos, mesmo com aqueles que não pertencem à Igreja ou estão longe da experiência religiosa. E o Papa exortou os bispos a cuidarem para que as comunidades cristãs sejam sempre lugares de acolhimento, de confronto abertos e construtivos, e de estímulo para toda a sociedade na busca do bem comum.

Outra preocupação do Papa na mensagem é a solicitude que os bispos devem ter para com o clero. Não se esqueçam, reiterou o Papa, de rezar para que Deus conceda sacerdotes generosos e capazes de sacrifício e dedicação, e também leigos convictos que saibam assumir responsabilidades dentro da comunidade eclesial e dar um válido contributo cristão na sociedade civil.

Neste momento em que a Igreja está num processo de reflexão sobre a família, a sua beleza, o seu valor, e os desafios que ela enfrenta no nosso tempo, o Papa encorajou os bispos, como pastores, a dar o seu contributo nesta grande obra de discernimento e, sobretudo, a dar muita atenção à pastoral familiar, pois mesmo a Lituânia está exposta à influência de ideologias que gostariam de introduzir elementos de desestabilização das famílias, fruto de uma liberdade pessoal mal entendida. Do mesmo modo o Papa recomenda aos bispos uma particular atenção para as vocações ao sacerdócio e à vida consagrada rezando por elas e cuidando da formação adequada, inicial e permanente, dos sacerdotes, pessoas consagradas e seminaristas.

E por último uma exortação em favor dos pobres: também na Lituânia, observa o Papa Francisco, apesar do desenvolvimento económico atual, há muitos necessitados, desempregados, doentes, abandonados, por quem os bispos devem mostrar proximidade, sem esquecer os muitos, sobretudo entre a camada juvenil, que por várias razões deixam o país para tentar novos caminhos no exterior, e que querem atenção e cuidados pastorais para poderem conservar a fé e as tradições religiosas da Lituânia. (BS)

Sem comentários:

Enviar um comentário