13 fevereiro, 2015

Padre Lombardi: reforma da Cúria não será para breve



(RV) Em declarações aos jornalistas o Padre Lombardi afirmou que a reforma da Cúria Romana necessita ainda de ser amadurecida. Aprofundada também na reunião do Conselho de Cardeais a figura do moderador da Cúria.

Em Roma os senhores cardeais estão reunidos em Consistório. Destes purpurados 20 vão receber neste sábado o barrete cardinalício das mãos do Papa Francisco. Na quinta-feira e durante todo o dia de sexta-feira os cardeais debatem a reforma da Cúria Romana. O Papa Francisco na primeira sessão deu o mote:

"A meta a alcançar é sempre aquela de favorecer uma maior harmonia no trabalho dos diversos Dicastérios e gabinetes, a fim de realizar uma colaboração mais eficaz naquela transparência absoluta que edifica a autêntica sinodalidade e a verdadeira colegialidade. A reforma não é um fim em si mesma, mas um meio para dar um forte testemunho cristão; para favorecer uma evangelização mais eficaz; para promover um espírito ecuménico mais fecundo; para incentivar um diálogo mais construtivo com todos”.

Nas várias comunicações que já foram feitas por alguns dos purpurados sobre o tema da reforma da Cúria, destaque para algumas ideias: alguns reiteraram a necessidade de se proceder colegialmente nas decisões, outros falaram sobre o papel dos leigos e sobre a sua formação profissional e espiritual. Houve também quem pedisse maior mobilidade entre os funcionários das várias repartições da Cúria, bem como quem reiterasse a necessidade de se respeitar profissionalismo e competências.

Entretanto, sobre o trabalho do Conselho de Cardeais, que reuniu esta semana no Vaticano, o padre Federico Lombardi, Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé encontrou-se com os jornalistas nesta quinta-feira e informou não ser no curto-prazo que existirá uma reforma da Constituição Apostólica Pastor Bonus sobre a Cúria Romana. Eis um excerto das suas declarações:

“Não nos encontramos num horizonte de finalizações iminentes deste documento: ele deve ser amadurecido, estudado muito bem, mesmo de um ponto de vista teológico e canónico, e bem finalizado em todas as suas particularidades. Serão tempos bastante consistentes, bastante longos.”

Segundo o Padre Lombardi o Conselho de Cardeais tem aflorado questões como por exemplo a criação de dois futuros dicastérios, um para os leigos, a família e a vida; e outro para a caridade, a justiça e a paz. Ambos englobarão alguns conselhos pontifícios. Entretanto, existe a possibilidade de ser criada a figura do moderador da Cúria que, como afirma o Diretor da Sala de Imprensa não deverá ser uma figura a mais, mas que exerça uma “tarefa de coordenação e de moderação” que esteja “inserida nas atribuições da Secretaria de Estado”. (RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário