04 fevereiro, 2015

D. Romero será beatificado. Papa reconhece o martírio do arcebispo salvadorenho



(RV) O arcebispo de San Salvador, em El Salvador, Oscar Romero, assassinado a 24 de março de 1980 enquanto celebrava a eucaristia, será proximamente elevado à honra dos altares.

Tendo recebido em audiência nesta terça-feira, no Vaticano, o Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, Cardeal Angelo Amato, o Papa Francisco autorizou a promulgação do decreto relacionado ao martírio de D. Romero e nesta quarta-feira o postulador da Causa de Beatificação D. Vincenzo Paglia, falará aos órgãos de comunicação social na Sala de Imprensa da Santa Sé.

Nos três anos em que serviu as comunidades católicas da capital de El Salvador, o arcebispo Romero denunciou a repressão do regime militar e da violência praticada pelos esquadrões da morte.

Entretanto , o Papa Francisco reconheceu também o martírio de dois franciscanos polacos, Michele Tomaszek e Sbigneo Strzalkowski, e do sacerdote italiano Alessandro Dordi, mortos no Peru, em 1991, pelo grupo de guerrilha 'Sendero Luminoso'.

Foram também reconhecidas as virtudes heroicas do Servo de Deus Giovanni Bacile, arcipreste decano de Bisacquino – sul da Itália –, que viveu entre 1880 e 1941. (RS/RL)

Sem comentários:

Enviar um comentário