01 fevereiro, 2015

Angelus: O Evangelho muda o coração. Papa anunciou visita a Sarajevo


(RV) Domingo, 1 de fevereiro, grande multidão na Praça de S. Pedro para a recitação do Angelus com o Papa Francisco. O Santo Padre na sua Mensagem recordou a passagem do Evangelho deste Domingo em que S. Marcos nos apresenta Jesus que, com a sua pequena comunidade de discípulos, entra em Cafarnaum, e sendo sábado foi logo à sinagoga e começou a ensinar:

“O evangelista Marcos conta que Jesus, sendo aquele dia um sábado, foi logo para a sinagoga e pôs-se a ensinar. Isto faz pensar no primado da Palavra de Deus, Palavra para escutar, acolher e anunciar.”

Chegando a Cafarnaum – continuou o Santo Padre – Jesus não pensa na organização logística em primeiro lugar, mas em comunicar a Palavra de Deus. E Jesus falava com autoridade:

“O que significa com autoridade? Quer dizer que nas palavras de Jesus se sentia toda a força da Palavra de Deus, sentia-se a autoridade própria de Deus, inspirador das Sagradas Escrituras. E uma das características da Palavra de Deus é que realiza aquilo que diz.”

Depois da sua pregação Jesus liberta um homem possuído pelo demónio – sublinhou o Papa Francisco – porque com a força da sua Palavra Jesus liberta do maligno:

“O Evangelho é palavra de vida, não oprime as pessoas, ao contrário liberta todos os que estão escravos de tantos espíritos malfeitores: a vaidade, a posse do dinheiro, o orgulho, a sensualidade…”

“ O Evangelho muda o coração, muda a vida, transforma as inclinações ao mal em propósitos de bem.”

Após a recitação do Angelus o Papa Francisco anunciou que no próximo dia 6 de junho visitará Sarajevo, capital da Bósnia-Herzegovina para contribuir para a consolidação da fraternidade e da paz.

O Papa Francisco saudou em particular os peregrinos vindos do Libano e do Egito e das cidades italianas de Sassari, Salerno, Verona, Modena, Scano Montiferro e Taranto. O Santo Padre referiu ainda a Jornada pela Vida que neste domingo se celebra em Itália sob o tema “Solidariedade pela Vida”.

O Papa Francisco a todos desejou um bom domingo e um bom almoço! (RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário