15 janeiro, 2015

Padre Sebastiano D'Ambra: - A chegada do Papa Francisco às Filipinas inspira grandes esperanças



(RV) O Papa Francisco chegou um pouco antes das 10.45 hora local, a Manila, nas Filipinas, na sua segunda etapa da sua nova viagem à Ásia. A cerimónia de boas vindas teve lugar na Base Aérea de Villamor, de Manila, captial das Filipinas. Dentre os eventos mais esperados, estão os encontros em Tacloban, completamente devastada pelo furacão  Yolanda  em Novembro de 2013.  A propósito do significado desta visita apostólica,  Alessandro De Carolis ouviu o padre Sebastiano D’Ambra, missionário do Pime, que trabalha no sul do País, onde é forte a presença muçulmana, e que fala de “grandes esperanças”.

– Não há dúvida de que se trata de uma coisa muito positiva. A gentete vem de todas as partes, em direcção a Taclobane. Isso, certamente, dá esperança às pessoas. Eu encontro-me aqui em Mindanao e em Zamboanga. Também os muçulmanos, encaram com simpatia esse encontro, também porque o Papa Francisco é agradável, pela sua simpatia, a sua vizinhança aos pobres… são todas características  do Papa Francisco.

D. – Uma outra questão importante serão os encontros que o Papa Francisco terá  com os jovens  e com as famílias. Quais foram os ecos do recente sínodo na Igreja das Filipinas?

R. – A nível da Igreja, de modo particular, o Cardeal Tagle foi muito activo, também no Sínodo e a Conferência episcopal, estão a fazer diversos encontros a todos os níveis. Creio que nos encontramos ainda na fase inicial. Logicamente é um daqueles temas que têm vários aspectos. Nos jornais existe uma tendência – também aqui - de pegar naquilo que é mais sensacional  e colocar de parte o verdadeiro espírito desse Sínodo. Portanto creio que é necessário trabalhar muito, para focalizar a atenção do público sobre qual seja verdadeiramente o espírito desse Sínodo. Creio que sobre esse aspecto é necessário trabalhar ainda mais e creio que a visita do Papa contribuirá muito, nesta fase.

D. – O Senhor padre  falou do seu trabalho, da sua experiencia, do seu contacto com os muçulmanos na zona Sul das Filipinas. A que nível se encontra a situação de relacionamento?

R. – Espero que o Papa, mesmo nos discursos, nos seus encontros, venha a falar desse diálogo para a paz no mundo filipino, especialmente em Mindanao.  Que o papa Francisco possa dizer àqueles grupos  que se encontram divididos - porque existem efectivamente divisões  - para que se metam de acordo para o bem comum e para o futuro. As divisões são também culturais e tornam esse discurso da paz um tanto quanto difícil. Portanto, se o Papa pudesse dizer uma palavra, isso poderia  servir de ajuda, como uma palavra para a defesa do ambiente porque aqui, em Mindanao, trabalhamos muito  para esse objectivo. Infelizmente temos o problema das minas que estão a destruir o ambiente. Logicamente creio que o Papa terá muitas solicitações, mas, com a sua sabedoria dirá aquilo que é possível dizer-se.

Sem comentários:

Enviar um comentário