15 novembro, 2014

Papa no Sri Lanka e nas Filipinas: no programa um encontro com sobreviventes do tufão Haiyan




(RV) No próximo mês de Janeiro o Papa Francisco voltará ao Extremo Oriente, desta vez para visitar o Sri Lanka e as Filipinas. Uma viagem de grande intensidade e agenda muito preenchida como se pode aferir do programa agora publicado desta viagem apostólica internacional.
Serão oito dias de viagem, dois países visitados e a passagem de oito fusos horários. É isso que espera o Papa Francisco quando de 12 a 19 de janeiro, visitará, primeiro, o Sri Lanka e, depois, as Filipinas.
Na manhã de 13 de janeiro, o Santo Padre chega à capital  Colombo para os primeiros encontros com os bispos locais do Sri Lanka e líderes de outras religiões. Será recebido pelo Chefe de Estado. O principal compromisso do dia seguinte será a cerimónia de canonização de José Vaz, o primeiro Beato da Índia e apóstolo de Ceilão, atual Sri Lanka. No final da tarde de 15 de janeiro, o Papa Francisco deixa Colombo para ir a Manila, onde, no dia 16 pela manhã, se encontrará com as autoridades filipinas e o corpo diplomático. Celebrará missa na Catedral da Imaculada Conceição para, durante a tarde, receber o abraço das famílias do país.
No sábado, 17 de janeiro, está programado um encontro em Tacloban com os sobreviventes do tufão Haiyan que, em novembro do ano passado, fez 8 mil vítimas entre mortos e desaparecidos. No mesmo dia, o Papa Francisco vai celebrar uma missa, encontrar o clero local e depois volta a Manila onde, no domingo 18 de janeiro, conclui a visita nas Filipinas, encontrando os jovens e presidindo a uma missa no ‘Rizal Park’ de Manila.
O regresso a Roma está previsto para as 10h de segunda-feira, 19 de janeiro, horário da partida de Manila. Será uma longa viagem de volta, com previsão de chegada ao Aeroporto de Ciampino pelas 17h40 de Roma.          
(RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário