22 novembro, 2014

Papa em Estrasburgo: os cristãos podem dar alma à Europa – as palavras do Card. Parolin



(RV) No próximo dia 25 de novembro o Papa Francisco vai viajar a Estrasburgo visitando o Parlamento Europeu e o Conselho da Europa. Uma viagem caracterizada pela ausência de qualquer evento pastoral, litúrgico ou religioso. O Papa preferiu manter a finalidade primeira da viagem que será apenas uma visita às instituições europeias e um momento de reflexão sobre a situação atual do continente europeu. Discursará em ambas as instituições. Alessandro Di Bussolo, jornalista do Centro Televisivo Vaticano, entrevistou o Cardeal Secretário de Estado Pietro Parolin que referiu o contributo que os cristãos podem dar à construção do projeto europeu. Eis o essencial das suas declarações:

“Se olhamos para o tratado de Lisboa, no primeiro artigo, parece que são, tocados uma série de valores que são fundamentalmente valores cristãos, que têm as suas raízes na história e no contributo que o nosso cristianismo deu ao continente, a partir da dignidade da pessoa humana, o tema da liberdade, o tema da democracia, o tema da igualdade, o tema do estado de direito, o tema do respeito dos direitos humanos. São tudo valores que nascem no húmus do cristianismo e, portanto, se se tenta vivê-los e realizá-los eu creio que se está a dar vigor às próprias raízes da Europa. Sem esquecer o contributo específico que os cristãos devem dar também na construção europeia. Creio que nós cristãos e nós católicos, em particular, devemos estar convencidos da bondade e da validade deste projeto, e levar o nosso contributo em dois sentidos. Por um lado, dar um coração à Europa, dar uma alma à Europa. Aquilo que se lamenta frequentemente é precisamente esta falta de alma. Creio que isto é um contributo específico que nós podemos dar e, por outro lado, referirei um conceito muito caro ao Papa Bento que é aquele de alargar os espaços da razão, entre a fé e a razão não há oposição, como espaços de encontro e colaboração com todos para a construção desta Europa que todos desejamos e que todos sonhamos.”

O Papa Francisco parte para Estrasburgo na próxima terça-feira dia 25 de novembro pelas 7.55h e regressa nesse mesmo dia a Roma chegando pelas 15.50h. (RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário