06 novembro, 2014

Baptismo, inestimável dom divino comum - Papa à Aliança Evangélica Mundial


(RV) O Papa Francisco recebeu hoje de manhã em audiência uma delegação de 27 membros da Aliança Evangélica Mundial.
No discurso que lhes dirigiu, Francisco deixou-se inspirar pelas palavras de São Paulo aos Gálatas que exprimem a fé e a esperança comum de todos os cristãos. E salientou que o Baptismo, através do qual participamos dos frutos da morte e ressurreição de Cristo, é um inestimável dom divino comum a católicos e evangélicos. Recordou também que assim como o Senhor nos precede com a sua graça e o seu amor para com cada um de nós e para com o mundo, assim também nos precede no mistério da unidade da Igreja.
O Papa recordou depois que os cristãos se dividiram desde o início e que ainda hoje permanecem rivalidades, o que deturpa a beleza da única túnica de Cristo, mas não deturpa completamente a unidade gerada em todos através do baptismo. Não há, no entanto dúvida de que a eficácia do anuncio do Evangelho seria maior se os cristãos ultrapassassem as divisões – disse o Papa – exprimindo satisfação por saber que em várias partes do mundo católicos e evangélicos já estabeleceram relações de irmandade e colaboração.
Bergoglio enalteceu também os esforços conjuntos entre o Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e a Comissão Teológica da Aliança Evangélica Mundial. Isto – sublinhou – abre novas perspectivas, esclarecendo mal-entendidos e mostrando caminhos para ultrapassar os preconceitos.
Citando o decreto do Concilio Vaticano II Unitatis Redintegratio, e a sua exortação apostólica “A Alegria do Evangelho”, o Papa Francisco disse ainda esperar que o documento “Testemunho cristão num mundo multi-religioso. Recomendações para o Comportamento” possa ser motivo de inspiração para o anuncio do Evangelho em contextos multi-religiosos. E concluiu manifestando o desejo de que o Espírito Santo com o seu sopro ajude na inauguração de uma nova etapa nas relações entre católicos e evangélicos.

Sem comentários:

Enviar um comentário