25 novembro, 2014

A semana do Papa de 17 a 23 de novembro

Dia 17

O Papa Francisco recebeu em audiência, na manhã de segunda-feira, dia 17 de novembro, os bispos da Zâmbia que vieram a Roma em visita “ad limina apostolorum” . No seu discurso de destacar o encorajamento que o Papa Francisco deu aos bispos zambianos para ajudarem as famílias cristãs, para que amem as verdades da fé mais profundamente, protegendo-se assim daquelas correntes que as podem destruir.
Na segunda-feira 17 o Papa Francisco confirmou a sua presença no Encontro Mundial da Família. Foi no âmbito da 1ª sessão do Simpósio Inter-religioso internacional subordinado ao tema “A complementaridade entre homem e mulher” promovido pela Congregação para a Doutrina da Fé.

Dia 18

A conversão é certa quando chega ao bolso – esta a forte mensagem do Papa Francisco na manhã de terça-feira, dia 18 de novembro. Na sua homilia na missa na Casa Santa Marta, o Santo Padre destacou que os cristãos devem sempre atender ao chamamento de Jesus à conversão, para não passarem de pecadores a corruptos.

“A conversão é uma graça, é uma visita de Deus”, disse o Papa meditando sobre a liturgia do dia, extraída do Livro do Apocalipse de S. João e do encontro de Jesus com Zaqueu.

“Era um como muitos dirigentes que nós conhecemos: corruptos. Esses que, em vez de servirem o povo, exploravam-no para servirem-se a si mesmos. Existem alguns assim no mundo. E as pessoas não o queriam. Não era morno; não estava morto. Estava em estado de putrefação. Corrupto, justamente. Mas sentiu algo dentro: ‘este profeta que dizem que fala tão bem, eu gostaria de encontrá-lo, por curiosidade’. O Espírito Santo é sagaz! E semeou a semente da curiosidade, e aquele homem para vê-lo comporta-se de maneira um pouco ridícula. Pensem num dirigente importante, e também corrupto, um chefe dos dirigentes, mas sobe numa árvore para observar uma procissão: pensem nisso. Que ridículo!”

Zaqueu queria ver Jesus pois “dentro dele trabalhava o Espirito Santo”. E depois “a Palavra de Deus entrou naquele coração e, com a Palavra, entrou a alegria”. “Os da comodidade e da aparência – disse o Papa – tinham esquecido o que era a alegria; e este corrupto recebe-a imediatamente, “o coração muda, converte-se”. E é assim que Zaqueu promete devolver quatro vezes o que roubou:

“Quando a conversão chega até ao bolso, é certa. Cristãos de coração? Sim, todos. Cristãos de alma? Todos. Mas cristãos de bolso, poucos! Poucos. Mas, a conversão … e aqui chegou logo: a palavra autêntica. Converteu-se. Mas diante desta palavra, havia outra, a dos que não queriam a conversão, que não se queriam converter: ‘Vendo isso, murmuravam: ‘Entrou na casa de um pecador!’: sujou-se, perdeu a pureza. Deve purificar-se porque entrou na casa de um pecador’”.

Dia 19

Quarta-feira, 19 de novembro manhã de sol em Roma. Na Praça de S. Pedro largos milhares de peregrinos acolheram o Papa Francisco para a tradicional Audiência Geral. Na sua catequese o Santo Padre falou sobre a vocação à santidade.

No final da audiência o Papa Francisco fez dois apelos importantes. O primeiro dirigido aos recentes acontecimentos de violência em Jerusalém. O outro apelo foi para a oração pelas comunidades religiosas de clausura por ocasião da Memória Litúrgica da Apresentação de Maria Santíssima no Templo que se celebrou na sexta-feira, 21 de novembro.

Dia 20

Jesus chora quando o nosso coração se fecha às suas surpresas – esta a principal mensagem do Papa Francisco na missa em Santa Marta na quinta-feira dia 20 de novembro.

No Evangelho do dia proposto por S. Lucas encontramos Jesus que chora sobre a cidade de Jerusalém. O Papa Francisco referiu-se ao fechamento do coração da cidade eleita. Segundo o Santo Padre estava satisfeita de si mesma, contente e tranquila, não precisava do Senhor. Não tinha percebido que precisava de salvação.

 “Jerusalém era tranquila, feliz - continuou o Papa - o templo funcionava. Os sacerdotes faziam os sacrifícios, as pessoas vinham em peregrinação, os doutores da lei tinham organizado tudo! Tudo claro! Todos os mandamentos claros... Mesmo com tudo isso Jerusalém tinha a porta fechada”. A cruz, “preço daquela rejeição” - observa o Papa - mostra-nos o amor de Jesus, o que o leva a “chorar também hoje - tantas vezes - pela sua Igreja”.

“Eu me pergunto-me: hoje nós cristãos, que conhecemos a fé, o catecismo, que vamos à missa todos os domingos, nós cristãos, nós pastores estamos felizes de nós mesmos? Porque temos tudo resolvido e não precisamos de novas visitas do Senhor... E o Senhor continua a bater à porta de cada um de nós e da sua Igreja, dos pastores da Igreja. Sim, a porta do nosso coração, da Igreja, dos pastores não se abre: o Senhor chora, também hoje”.

Também na quinta-feira dia 20 o Papa Francisco visitou a Sede da FAO em Roma onde decorreu a 2ª Conferência Internacional sobre desnutrição. No seu discurso o Santo Padre falou sobre a luta contra a fome e a desnutrição que é dificultada pela «prioridade do mercado» e pela «proeminência da ganância», que reduziram os alimentos a uma mercadoria qualquer, sujeita à especulação, inclusive financeira. E enquanto se fala de novos direitos – continuou o Papa Francisco – o faminto está aí, na esquina da rua, e pede um documento de identidade, quer ser considerado na sua condição, receber uma alimentação de base saudável. Pede-nos dignidade e não esmola – reiterou o Papa Francisco.

Dia 21

O Papa Francisco recebeu na sexta-feira dia 21 os participantes ao VII Congresso Mundial da Pastoral dos Migrantes e Itinerantes, acompanhados pelo Cardeal Antonio Maria Vegliò. No seu discurso, aos presentes, o Papa Francisco exprimiu os seus sinceros sentimentos de apreço e de gratidão pelo serviço e solicitude que dispensam aos homens, mulheres e crianças, que, também nos nossos dias, empreendem a “viagem da esperança” pelas estradas da emigração.

Também na sexta-feira foi dada a conhecer a mensagem do Papa Francisco aos participantes no Festival da Doutrina Social que decorreu em Verona sob o tema "Para além dos lugares dentro do tempo". Não desanimar perante a crise, mas  libertar energias para repensar a economia e o mundo do trabalho. O Santo Padre na sua mensagem sublinhou que o verdadeiro problema não é o dinheiro, mas as pessoas, e dirigiu um pensamento particular aos muitos jovens que vivem o drama do desemprego.

Na missa em Santa Marta no dia 21 o Santo Padre afirmou que “a Igreja nunca seja um comércio, a redenção de Cristo é gratuita”. Na sua breve reflexão, o Papa sublinhou a passagem evangélica na qual Jesus expulsa os vendilhões do Templo.

“Porque a redenção é gratuita; Ele vem trazer a gratuidade de Deus, a gratuidade total do amor de Deus. E quando a Igreja ou as Igrejas se tornam comércio, diz-se que ..., não é tão gratuita, a salvação... É por isso que Jesus pega o chicote na mão para fazer este rito de purificação no Templo. Hoje a liturgia celebra a Apresentação de Nossa Senhora no Templo: da menina... Uma mulher simples, como Ana que está naquele momento, e entra Nossa Senhora. Que ela ensine a todos nós, a todos os pastores, a todos aqueles que têm responsabilidades pastorais, a manter limpo o Templo, para receber com amor os que vêm, como se cada um deles fosse Nossa Senhora".

Dia 22

No final da manhã deste sábado dia 22 de novembro o Papa Francisco encontrou-se na Sala Paulo VI com os agentes da pastoral da saúde que estão reunidos em Roma no âmbito da 29ª Conferência Internacional. Este ano esta conferência tem como temática  o problema do autismo.

Em concreto sobre esta doença o Papa Francisco afirmou que:

“É necessário o empenho de todos para promover o acolhimento, o encontro, a solidariedade, numa concreta obra de apoio e de renovada promoção da esperança, contribuindo em tal modo a romper o isolamento e, em muitos casos, também o estigma que afetam sobre as pessoas que sofrem de disturbios do tipo autístico, como frequentemente também sobre as suas famílias.”

O Santo Padre concluiu a sua breve intervenção saudando o empenho e o testemunho de todos e encorajando a investigação de novas terapias e instrumentos de ajuda para este problema do autismo.

Dia 23

Papa Francisco celebrou na manhã deste domingo, dia 23 na Praça de S. Pedro a Santa Missa por ocasião da solenidade de Cristo Rei e Senhor do Universo e durante a qual procedeu à canonização dos seguintes Beatos: Giovanni Antonio Farina (italiano), Kuriakose Elias Chavara (Indiano) da Sagrada Família; Ludovico Casoria italiano; Nicola Longobardi, italiano; Eufrasia Eluvathingal do sagrado Coração, indiana e Amato Ronconi, italiano.

 Na homilia o Papa Francisco afirmou que o Evangelho recorda-nos hoje que “a proximidade e a ternura são as regras de vida também para nós e é sobre isso que seremos julgados”.

No final da celebração eucarística em que o Santo Padre canonizou quatro italianos e dois indianos, o Papa Francisco, durante a Oração do Angelus, saudou todos que estiveram na Praça São Pedro para prestar a sua homenagem aos novos santos. Em modo particular, às delegações oficiais da Índia e da própria Itália, país ao qual fez uma menção especial a exemplo dos quatro Santos italianos, nascidos nas províncias de Vicenza, Napoli, Cosenza e Rimini.

E com o Angelus deste domingo terminamos esta síntese das principais atividades do Santo Padre que foram notícia de 17a 23 de novembro. Esta rubrica regressa na próxima semana sempre aqui na RV em língua portuguesa. (RS)

RV

Sem comentários:

Enviar um comentário