13 outubro, 2014

Com o Relatório sobre o debate até agora efetuado, o Sínodo sobre a família entra hoje na sua segunda fase, conclusiva


(RV) Com a apresentação, nesta segunda-feira de manhã, na presença do Santo Padre, do Relatório após o debate, da parte do Relator Geral, Cardeal Peter Erdo, de Budapeste, a assembleia extraordinária do Sínodo dos Bispos sobre a família entrou na segunda semana, conclusiva, de trabalhos. O Relatório retoma ponto por ponto as três partes do Documento base do Sínodo - o Instrumentum laboris - recolhendo muito sinteticamente as reflexões dos Padres Sinodais na primeira semana da assembleia.

A iniciar os trabalhos da manhã, às 9 horas, recitou-se a Hora de Tércia. Coube ao presidente da Conferência Episcopal do Peru, D. Salvador Piñeiro Carcia -Calderon comentar a Leitura breve, tirada do Livro do Levítico: "Sede para mim santos porque Eu, o Senhor, sou santo". O prelado evocou a ficura de santa Rosa de Lima, primeira santa da América Cristã, leiga - disse - que ajuda à economia familia trabalhando como costureira. Evocando os seus próprios pais, e dando por eles graças a Deus, D. Alvador Garcia-Calderon concluiu com este pedido aos padres sinodais: "Não esqueçamos que o amor dos esposos, a alegria do lar e o sacrifício diário são fonte de santidade".

A concluir a manhã, segundo o tempo disponível, prevêem-se intervençoes livres, até às 12.30. De tarde, a atividade do Sínodo prossegue a partir das 16.30, com reuniões de grupo – os chamados “Círculos menores” – cujos pareceres serão apresentados em assembleia geral na quinta-feira de manhã.

Sem comentários:

Enviar um comentário